Publicado por Redação

Cirrose, hepatite alcoólica, infarto, úlcera, cardiopatias, AVC Isquêmico, gastrite, diabetes, desnutrição e alcoolismo são algumas das inúmeras doenças que podem ser causadas devido ao excesso de álcool. E uma nova descoberta faz essa lista crescer ainda mais.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brown, Estados Unidos, mostrou a forte relação entre o consumo diário de vinho branco e o câncer de pele, ainda quando consumido moderadamente.

A pesquisa, que foi divulgada pela CNN Espanhola, mostrou que quem consome especificamente o vinho branco, tem mais chances de possuir melanoma (o tipo mais grave de câncer de pele) do que quem ingere outras bebidas alcoólicas como cerveja e vinho tinto.

Atenção! Estudo revelou que consumir vinho branco estimula o câncer de pele

Foto: depositphotos

Mais de 200 mil voluntários foram envolvidos na pesquisa. Eles relataram seus principais hábitos que relacionavam principalmente: consumo alcoólico, residência, histórico médico e relação com exposições solares. Depois de quase 18 anos, menos de 1% dos participantes foi diagnosticado com melanoma invasivo.

No estudo, os cientistas também avaliaram de perto cada tipo de bebida alcoólica e suas relações com o câncer de derme. Foi visto que cada copo de vinho branco consumido diariamente aumenta em cerca de 13% o risco de melanoma, enquanto as demais bebidas não apresentaram um impacto relativo em relação a essa doença específica.

Uma das especulações encontradas pelos cientistas é que o álcool pode deixar o corpo mais vulnerável à queimaduras solares. Mas existem poucos estudos que relacionam o álcool com o câncer de pele, por isso, os resultados não são conclusivos.

Algumas pesquisas apontam que o vinho branco possui maiores níveis de acetaldeído do que as demais bebidas.

Um dos responsáveis pelo estudo, o professor de dermatologia e epidemiologia na Warren Alpert Medical School da Universidade de Brown, Eunyoung Cho, lembra que cada indivíduo possui um organismo diferente que pode reagir de diferentes formas. “Para aqueles que bebem álcool, riscos e benefícios devem ser considerados individualmente, incluindo a irrigação relacionadas com melanoma.”

Veja mais!