Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A aveia é, entre os cereais, a mais rica em fibras. Pertencente à família Poaceae, é uma planta muito cultivada e tem se tornado cada dia mais popular e inserida às dietas alimentares que visam o emagrecimento.

Aveia para emagrecer e secar a barriga

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Devido à presença de fibras solúveis, o consumo da aveia auxilia na redução das taxas de colesterol ruim e protegem contra doenças cardiovasculares. A aveia melhora ainda o funcionamento intestinal e promove a saciedade, tópicos que serão abordados com sua relação com o emagrecimento. A ingestão desse alimento está ainda associada, de acordo com pesquisas do Imperial College, à redução do risco de câncer colorretal. Além disso, ao regular o funcionamento intestinal, a aveia aumenta ainda as defesas orgânicas do corpo, uma vez que auxilia no controle da saúde da flora intestinal eliminando do intestino as bactérias ruins.

Seu consumo promove ainda a ação como controladora da glicose e do colesterol. A mesma substância que é liberada e promove a saciedade, faz com que o colesterol e a glicose sejam absorvidos mais lentamente, melhorando dessa forma os níveis glicêmicos. Somado a todos esses benefícios, está ainda o bem-estar. O consumo de aveia fornece triptofano para o corpo, que é convertido em serotonina graças à ação de uma enzima. Dessa forma, combate a tristeza e a depressão.

A aveia e o emagrecimento

A aveia, muito usada em diversas dietas, é leve e auxilia no trânsito intestinal. O farelo de aveia, além de melhorar o funcionamento do intestino, impede que uma parte das calorias ingeridas seja absorvida e fazendo com que seja eliminada junto ao bolo fecal. A aveia em contato com a água presente no intestino e no estômago, incha em decorrência das fibras insolúveis, promovendo saciedade por mais tempo, sem contar que é um alimento de digestão lenta.

Como consumir?

A quantidade indicada de consumo é de 75g ao dia, ideal para que seu organismo consiga aproveitar cada qualidade e benefício desse cereal. A aveia pode ser encontrada para venda em flocos, farelo, farinha, entre muitas outras formas, mas o farelo, segundo a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro, é o mais nutritivo. Encontrados em casas de produtos naturais e em mercados, o farelo, a farinha e os flocos podem ser misturados ao leite, iogurtes, frutas, vitaminas, além de terem aplicações em receitas de bolos e biscoitos. O consumo da aveia deve sempre estar associado ao consumo de água.

Contraindicações

O consumo é contraindicado para pacientes com doença celíaca, que é provocada pela intolerância ao glúten, e para pacientes que possuem intolerância alimentar, síndrome do intestino irritado ou que tem o intestino acelerado. Crianças menores de seis anos não devem consumir aveia. Quando consumida em excesso, a aveia pode causar flatulência e intolerância alimentar.

Veja mais!