Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A azeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea) e é um alimento bastante conhecido e apreciado, sendo utilizada em pizzas, tortas, recheios de sanduíches naturais e em diversas receitas. Além de saborosa, a azeitona possui muitas propriedades benéficas à nossa saúde. Composta por cerca de 75% de ácido oleico, a azeitona é uma “gordura boa” e ajuda no controle do LDL, o “colesterol ruim”.

Azeitona - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

As propriedades da azeitona

A azeitona é rica em vitamina A (responsável pela boa saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de males respiratórios), vitamina E (atua na prevenção de problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce) e minerais como o fósforo, ferro, zinco, silício e potássio.

O fósforo atua no fortalecimento dos ossos, melhoria da memória e auxilia na absorção de cálcio pelo organismo; o potássio previne cãibras, regula os batimentos cardíacos e é essencial na hidratação natural dos cabelos. Além disso, este alimento também contém fibras, que combatem a prisão de ventre e ajudam na prevenção da gastrite e úlcera.

Os benefícios proporcionados pela azeitona

Devido às suas propriedades, a azeitona é recomendada para melhorar a saúde, servindo para prevenir doenças como infarto, derrame e aterosclerose, por não conter colesterol e ser rico em ácidos graxos que ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL) no organismo.

Saiba mais sobre os benefícios proporcionados pela azeitona:

  • Proteção contra os radicais livres: A ação da vitamina E neutraliza os efeitos maléficos dos radicais livres no nosso organismo;
  • Proteção contra doenças cardíacas: Ao evitar a oxidação do colesterol, as azeitonas auxiliam na prevenção de doenças cardíacas;
  • A azeitona possui ação anti-inflamatória devido à presença de compostos como as gorduras monoinsaturadas, vitamina E e polifenois;
  • Atua na saúde gastrointestinal: A ação dos radicais livres nas células do cólon pode danificá-las e conduzir à formação de células cancerosas. Ao neutralizar os radicais livres, a azeitona ajuda a evitar que isto ocorra, promovendo a saúde gastrointestinal.

Consumo com moderação!

Apesar de todos os benefícios proporcionados pela azeitona, é necessário controlar o seu consumo para que não haja problemas. A azeitona é conservada no sal e, por esta razão, é preciso controlar o seu consumo, principalmente no caso de indivíduos hipertensos ou que estejam com orientação de redução de sódio na alimentação.

Outro ponto importante é a quantidade de calorias que a azeitona possui: como é rica em gorduras, o consumo em excesso pode ter como resultado o aumento de peso.

Veja mais!