Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A produção do ácido úrico pelo organismo é natural, sendo o resultado da quebra das moléculas de uma proteína presente em muitos alimentos, a purina. O problema surge quando os níveis de ácido úrico estão elevados (hiperurcemia). Isto pode ocorrer devido a três motivos: pelo aumento de sua produção, porque o indivíduo está eliminando pouco pela urina ou pela intervenção de determinados medicamentos.

Baixe o ácido úrico no sangue naturalmente

Foto: Reprodução

Segundo alguns estudos, a taxa elevada de ácido úrico no sangue aumenta o risco de acidentes cardiovasculares. O diagnóstico do problema é feito por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue. Existem alguns remédios caseiros que ajudam a baixar o ácido úrico no sangue de maneira natural. Saiba mais a seguir:

Tratamentos naturais para baixar o ácido úrico no sangue

Suco de beterraba, cenoura, pepino e agrião

Os ingredientes deste suco combinado possuem propriedades que auxiliam na eliminação do excesso de ácido úrico, inclusive pode ser um bom complemento no tratamento de casos de gota e artrite.

Ingredientes:

– 80g de beterraba;
– 80g de cenoura;
– 80g de pepino;
– 20g de agrião.

Modo de preparo:

Coloque cada um dos ingredientes na centrífuga e beba o suco logo a seguir. Tome pela manhã, em jejum, todos os dias. Após 3 semanas, repita o exame para verificar se houve redução do ácido úrico.

Suco de limão com cenoura e agrião

Este suco atua da mesma maneira que o anterior, podendo ser utilizado como uma alternativa a ele.

Ingredientes:

– ½ xícara de folhas de agrião;
– Suco de 1 limão;
– 2 colheres de sopa de cenoura ralada;
– 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Em um recipiente, amasse as folhas de agrião e misture com a cenoura, o suco de limão e o mel. Cubra com um pano e deixe descansando por 6 horas. Após isso, coe, espremendo bem. Tome uma colher de sopa deste suco a cada 5 horas.

Dieta

A dieta evita que o ácido úrico se acumule ainda mais no sangue e, consequentemente, desencadeie crises de gota. É importante evitar alimentos como a carne vermelha, fígado, espinafre, frituras, embutidos, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja, bebidas alcoólicas (principalmente cerveja), açúcar refinado, doces em geral e ovos.

A alimentação mais indicada é a rica em frutas, verduras, leite e derivados. Outra recomendação é beber bastante água (3 litros) no decorrer do dia, pois a bebida ajuda o organismo a eliminar o ácido úrico.

Veja mais!