Publicado por Débora Silva
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A batata doce vem sendo muito utilizada e fazendo muito sucesso ultimamente, sendo presença constante no cardápio dos adeptos das dietas e da musculação. O segredo do sucesso deste alimento é o fato de ele ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que quer dizer que a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina – hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordura –, e garantindo a sensação de saciedade.

Batata doce - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Nutrientes da batata doce

Nativa das Américas, a batata doce é rica em fibras, é fonte de ferro, vitaminas A, C e E e de potássio, possuindo cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. É um carboidrato considerado “do bem”. No Brasil, encontramos quatro variedades: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada.

Os benefícios e propriedades

  • Devido ao seu baixo índice glicêmico, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular;
  • Ajuda no controle da diabetes;
  • Por causa de sua quantidade de vitamina A, fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz o colesterol total;
  • Auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino devido ao seu teor de fibras;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Reduz cãibras;
  • Regula a pressão arterial;
  • Fornece energia para o treino de musculação;
  • Auxilia na formação de colágeno;
  • Previne anemia;
  • Faz bem para pele;
  • A vitamina A presente na raiz age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos e do tecido epitelial.

Como consumir a batata doce?

Para obter todos os benefícios da batata doce, o melhor é prepará-la cozida e com a casca. A raiz também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura do alimento, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado da raiz combina com canela, mel, coco e noz-moscada. A batata doce pode, ainda, substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, purê, salada, bacalhoada, dentre outros. Dica de consumo: Enrole uma batata doce em papel alumínio e coloque para assar por aproximadamente 30 minutos.

Sem exageros!

Embora proporcione muitos benefícios à saúde, inclusive auxiliando no processo de emagrecimento, é importante frisar que se deve dosar a quantidade de batata doce ingerida, pois, em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar.

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