Publicado por Katharyne Bezerra
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Banana é uma das frutas mais consumidas pelas pessoas no mundo todo por ser um alimento saboroso e nutritivo.

Entretanto, a maioria dos seus consumidores preferem fazer uso de seus benefícios e aproveitar seu sabor quando ela já está madura, justificando que a banana no estado verde possui um gosto ruim.

Apesar de não agradar a todos os paladares, a banana verde tem em sua composição nutrientes, vitaminas e minerais, que juntos fazem dessa fruta uma excelente opção para quem deseja cuidar da saúde.

E o melhor, para quem não tem intimidade com esse alimento no estado não maduro, existem possibilidades de adaptação, como a farinha de banana, encontrada em supermercados, e a biomassa, que pode ser feita em casa.

Benefícios da banana verde para saúde do corpo

Foto: depositphotos

Benefícios da banana verde para a saúde

Por ser rica em potássio, a banana verde auxilia os processos musculares do organismo, incluindo os do coração. E também por essa razão, a perda de cálcio no corpo é altamente combatida, o que consequentemente reflete na prevenção de problemas relacionados a estrutura óssea, à exemplo da osteoporose.

Um outro elemento que ajuda no desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, e que também é encontrado na fruta, é o fósforo. Ele é responsável pela composição dos dentes e ainda participa e contribui de forma direta para a digestão dos carboidratos.

Além disso, a fruta não madura consegue ser útil para as pessoas que estão de mau humor, ela consegue reverter essa situação devido aos seus altos índices de magnésio, mineral importante para a produção de energia celular e relaxamento muscular.

Desta forma, é indicada para aliviar as tensões do dia a dia e até amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). E, como a banana é uma fruta rica em vitamina B6 e triptofano, também ajuda a melhorar a qualidade do sono e auxiliar na prevenção da depressão.

Os benefícios, porém, não param por aqui. A banana verde, se consumida corretamente, pode diminuir as taxas de colesterol e equilibrar o açúcar no sangue. Esses efeitos refletem diretamente em uma melhor saúde cardíaca e na prevenção da diabetes, respectivamente.

A fruta tem sido considerada uma reguladora do intestino, pois possui um amido resistente, o qual só será fermentado no intestino grosso e ainda colabora com a integridade da mucosa intestinal. Por fim, a utilização da banana verde ajuda a queimas a gordura e auxilia no controle do peso, uma vez que também possui uma boa quantidade de fibras.

Como utilizar a banana verde?

A banana verde quando consumida crua não possui um gosto agradável. Por essa razão, é indicado que ela seja ingerida de outras duas formas, pela farinha extraída da fruta e pela biomassa feita com ela.

O primeiro exemplo pode ser encontrado em supermercados a preços acessíveis e deve ser consumida até duas colheres (de sopa) por dia. Já no caso da biomassa de banana verde, pode ser elabora em casa mesmo. Para isso, basta seguir o modo de preparo que leva 12 bananas verdes e meia panela de água.

Preparando a própria biomassa verde

Lave as bananas ainda com a casca. Enquanto isso, coloque a água no fogo e espere ferver. Ao começar a borbulhar coloque as frutas e tampe a panela. Espere chiar durante 10 minutos e depois desligue o fogo. É importante deixar a pressão passar naturalmente e só em seguida abrir o recipiente. Espere as bananas esfriarem ou use um garfo para ajudar na retirada da casca.

Em seguida, bata a polpa da banana no liquidificador. Se for preciso, coloque um pouco de água quente. Após esse processo, coloque a substância em caçambas de gelo e leve-as ao congelador.

Depois é só utilizar quando achar necessário, podendo acrescentar cubos em vitaminas, sucos, caldos de feijão etc. Vale ressaltar que o produto caseiro deve ser retirado da geladeira um dia antes do uso ou então ser passado no microondas para descongelar.

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