Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Estudos e pesquisas têm confirmado que a bromelina tem atuação no organismo humano como um eficiente analgésico, capaz de diminuir dores e inflamações provocadas por lesões de ordem muscular, pancadas ou cirurgias. De acordo com determinados experimentos, a bromelina demonstrou, inclusive, maior potencial de eficácia do que certos tipos de medicamentos industrializados. O abacaxi é uma das maiores fontes (talvez até a maior) desse nutriente.

Benefícios da bromelina

A bromelina e seus benefícios para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

Reduz dores e inflamações

Considerada um analgésico natural, a bromelina atua no combate à dores e inflamações oriundas de várias situações do agitado cotidiano.

Auxilia no combate ao câncer

Diversos testes realizados foram suficientes para atestar a eficácia da bromelina para diminuir os efeitos provocados pelos tratamentos dos mais variados tipos de câncer. Esse nutriente atua como agente que fortalece o sistema imunitário, tornando assim a quimioterapia como uma forma menos danosa ao paciente de tratar o câncer. É a bromelina ainda um nutriente responsável por atuar contra o avanço de tumores e no combate aos radicais livres.

Proteção do fígado

A bromelina é uma substância que age impulsionando para que a proteína seja absorvida pelo corpo de forma mais eficiente, de modo que a mesma passa a desenvolver a função de companheira do fígado, uma vez que essa união permite ao fígado que o mesmo não armazene gorduras e toxinas. Em decorrência disso, geralmente, a bromelina, por meio do suco de abacaxi, é empregada como método para tornar mais mole a proteína (carne).

Ajuda numa melhor digestão

Em decorrência de melhor reter a proteína do organismo, esse nutriente atua de forma a auxiliar para que o sistema digestivo tenha seu funcionamento de forma adequada, facilitando ainda o bom funcionamento do metabolismo.

Minimiza os transtornos respiratórios

Considerados como sendo dois dos mais incômodos transtornos respiratórios, a rinite e a sinusite podem ser aliviadas com a bromelina. Durante determinados testes, esse nutriente se mostrou eficiente para atuar como agente descongestionante das vias nasais.

Auxilia na redução das dores da artrite

Dotada de efeito anti-inflamatório, a bromelina é considerada uma enzima potente para promover o alívio das articulações, sobretudo quando essas são afetadas por procedimentos ou sintomas relacionados à artrite.

Veja mais!