Publicado por Débora Silva
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A endívia (cichorium endivia) é uma verdura de forma afunilada, pertencente à família das chicórias. Estes vegetais com folhas amargas possuem propriedades medicinais que eram famosas entre os povos gregos, egípcios e romanos.

Além de saborosa, a endívia contém poucas calorias e é rica em cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro. Neste artigo, conheça os benefícios desta verdura para o organismo.

Benefícios da endívia para o organismo

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios da endívia

Conheça os benefícios da endívia e saiba por que incluí-la em sua alimentação é uma excelente atitude:

  • A endívia contém bastantes vitaminas, oligoelementos e minerais que atuam sobre o crescimento e a vitalidade, além de prevenir de inúmeras doenças cardiovasculares e alguns tipo de câncer;
  • Esta verdura é rica em potássio, fósforo, ferro e selênio. O potássio tem efeito diurético e auxilia no bom funcionamento renal; o fósforo contribui para o bom funcionamento do organismo de maneira geral; já o ferro e selênio são minerais com propriedades antioxidantes e que são úteis na prevenção de câncer digestivo;
  • Rica em fibras, a endívia facilita o trânsito intestinal e proporciona sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras;
  • Graças ao seu sabor amargo, este vegetal estimula a digestão, agindo diretamente sobre o funcionamento da vesícula biliar;
  • Os nutrientes presentes na endívia auxiliam na limpeza completa do organismo, incluindo a purificação dos rins e a limpeza do aparelho digestivo;
  • Esta verdura não contém gordura saturada e trans e também não possui glúten;
  • A endívia contém 1,5g de fibra alimentar e apenas 11mg de sódio;
  • De acordo com algumas pesquisas realizadas, este alimento age na corrente sanguínea e remove o colesterol e as toxinas do sistema digestivo;
  • Alguns estudos atuais sugerem que elevado teor de fibras ajudam a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabéticos e pacientes obesos;
  • Contém vitamina PP, que age na prevenção do mal de Alzheimer.

Como consumir a endívia?

A endívia pode ser consumida crua, refogada, cozida ou assada, indo bem em qualquer tipo de receita, seja ela quente, fria, salgada ou doce. A verdura pode ser combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos e até frutas variadas, dando um toque especial aos pratos principais e saladas.

Na hora de preparar a endívia, lembre-se de não deixá-la mergulhada na água por muito tempo, pois isto fará com que ela perca os seus minerais. Se escolher a endívia como ingrediente de um prato quente, pingue algumas gotas de limão durante o preparo, para que as folhas fiquem clarinhas.

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