Publicado por Gabriel Oliveira
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Popular e saborosa, a maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Para se ter uma ideia, só nos EUA são cultivadas milhares de espécies da fruta, sendo todas elas benéficas ao nosso organismo. Entretanto, pouca gente conhece tais propriedades e benefícios que ela traz à nossa saúde. Estudos realizados na Europa e Estados Unidos constataram que a fruta além de possuir uma excelente ação antioxidante, também é capaz de reduzir significativamente os níveis de LDL (também conhecido como o “colesterol ruim”) quando consumida diariamente.

Benefícios da maçã para saúde e dieta

Foto: Reprodução

Adeus, calorias!

Pra quem está tentando perder aqueles quilinhos extras sem usar dietas esfomeantes, aí vai uma dica: uma maçã 15 minutos antes de cada refeição pode diminuir até 200 calorias no que você vai consumir! Uma pesquisa revelou que uma das substâncias contidas nessa fruta, a pectina, evita que o nosso organismo absorva boa parte da gordura que ingerimos, levando-a para fora do corpo.

Benefícios e propriedades da maçã

  • Sistema nervoso: Por possuir uma enorme quantidade de vitaminas do complexo B, ela pode ajudar na prevenção de doenças neurais degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
  • Diabetes: A pectina, citada anteriormente, também é bastante útil no controle da glicose no sangue, prevenindo doenças como o diabetes.
  • Problemas gástricos: Trata a gastrite, úlceras e outras complicações estomacais, criando uma “barreira” que impede que haja infecções e ao mesmo tempo age como cicatrizante.
  • Dietas: A quantidade de fibras contida na maçã faz com que o organismo se sinta satisfeito, o que impede que você coma exageradamente ou sinta fome constantemente. Dessa forma, torna-se uma aliada poderosa das dietas de emagrecimento saudável.
  • Cáries: A maçã ajuda a matar e a prevenir as cáries dentárias (muito comum em crianças, principalmente pela quantidade de doces que ingerem).
  • Problemas pulmonares: A capacidade antioxidante dessa fruta, vai muito mais além que reduzir o colesterol ruim do nosso organismo. Foi comprovado que ela ainda ajuda nos casos de doenças respiratórias, como a asma e problemas na garganta.
  • Coração: Comer maçãs diariamente pode diminuir em quase a metade o risco de ter um AVC!

Algumas dicas importantes!

Na hora de comprar, deve-se ter o cuidado de escolher aquelas que não possuem anormalidades como furinhos, lesões ou ressecamento na casca, pois o efeito pode ser contrário ao desejado.

Apesar de fazer bem à saúde, consuma com cautela, no máximo três maçãs ao dia. O ideal é comer antes e/ou depois das refeições, substituindo os famosos lanchinhos calóricos e que só fazem mal à nossa saúde.

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