Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecida como verbasco-flomóide, o verbasco é um vegetal medicinal fundamental para o tratamento de transtornos respiratórios em seres humanos, a exemplo da asma e bronquite. De nomenclatura científica verbascum phlomoides, essa planta é vendida em diversas lojas de produtos de medicina alternativa, além de farmácias de medicamentos manipulados e também em feiras livres.

O verbasco é uma planta da família das loganiaceae. Este vegetal é também conhecido pelos nomes de barbasco, vassoura e calção de velho. O mesmo é classificado como perene, arbustivo, aveludado e medindo até 1,40 metros de altura. O caule desta planta é ereto, linico e com formato quadrangular, se ramificando no apice.

A mesma possui folhas pequenas, opostas, pecioladas, com formato oval e na cor verde-escuro na parte de cima e meio branca na parte de baixo. O verbasco também possui flores amarelas, dispostas em racemos apicais, se assemelhando com formato de espiga. As flores desse vegetal são dotadas de aroma de mel, enquanto que suas folhas possuem sabor meio amargo. Sua reprodução ocorre por meio de sementes, brotando facilmente em todos os tipos de solos, inclusive em locais com pouca água.

Benefícios da planta verbasco para saúde

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios

A planta verbasco é utilizada, geralmente, para tratar complicações e infecções respiratórias, a exemplo da asma, traqueite, rouquidão peitoral, bronquite e tosse, além de hemorroidas, gastrite, diarreia, irritações da pele, contusões, artrites, reumatismos, dor de dente e outras dores decorrentes de inflamações.

Propriedades medicinais do verbasco

Este vegetal está entre os que possuem o maior número de propriedades medicinais capazes de promover benefícios à saúde humana. Confira na lista a seguir:

Analgesico;
Calmante;
Diurético;
Emoliente;
Sedativo;
Anti-inflamatório;
Expectorante;
Antitussigeno;
Antialérgico;
Antiespasmódico;
Anti-hemorroidal.

Utilização do verbasco

As pétalas e estames são as partes mais recomendadas do verbasco para tratamentos de medicina alternativa. O seu chá é a forma de medicação mais utilizada.

Chá de verbasco

Acrescente duas colheres de chá das partes do vegetal em um xícara de água fervente. Feito isso, deixe o líquido descansar por até 10 minutos. Ao final, coe e tome três xícaras ao dia.

Dosagens recomendadas de verbasco

Recomenda-se, de acordo com a idade, a ingestão de até 40 ml da tintura desse vegetal, sendo esta dividida em duas ou três dosagens diárias, sempre misturadas com água. Já suas flores, indica-se o consumo de uma colher de chá para cada xícara de água fervente, tendo ingestão permitida de até três vezes por dia, sempre respeitando intervalos de até 12 horas entre uma dose e outra.

A planta seca, por sua vez, deve ser consumida na dosagem de uma colher de sopa para cada xícara de água fervente. Em caso de uso externo dessa planta, recomenda-se de 20 a 30 gramas do vegetal estando seco para infusão. Este líquido deve ser utilizado em banhos e em compressas, para o tratamento de dores e afecções de ordem reumáticas.

Há ainda o óleo do verbasco, este que deve ser preparado com 30 gramas das flores da planta para cada 100 ml de óleo vegetal prensado a frio. A indicação do óleo é para acompanhar massagens contra problemas reumáticos.

Efeitos colaterais e contraindicações

Até o momento, nunca constatou-se nenhuma reação adversa ou contraindicação do verbasco em tratamentos de medicina alternativa.

Veja mais!