Publicado por Natália Petrin
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A tangerina é uma fruta muito popular no Brasil, que vem sendo utilizada, inclusive, em regimes e dietas de emagrecimento, pois além de ter poucas calorias, é repleta de benefícios para a saúde. Essa fruta possui uma coloração alaranjada e, apesar de ser uma fruta cítrica, normalmente possui sabor adocicado. É nativa de regiões da Ásia, Índia, China e países vizinhos que possuem clima subtropical e tropical úmido.

Benefícios e propriedades

Popularmente conhecida por ser digestiva, a tangerina também pode ser usada como um excelente laxante, diurético e energético, pois aumenta a eficiência física. É tica em fibras, vitamina C e potássio, e por isso é um excelente antioxidante. Atua no controle do colesterol auxiliando na prevenção às doenças cardiovasculares e reforça o sistema imunológico, além de prevenir o envelhecimento precoce.

É rica em vitaminas A, do complexo B e C, além de cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ácido fólico e bioflavonoides. Graças à essas propriedades, é excelente para as articulações, contração de músculos e controle de câimbras. Pode ser auxiliar ainda na promoção da saúde dos ossos, fortificação dos músculos e ossos, combate à prisão de ventre e reumatismos, combate à gota, problemas renais, gripes, resfriados, hipertensão arterial e aumenta o apetite.

Pode ser usada para auxiliar em processos de emagrecimento, pois além de ser um alimento de baixo índice calórico, evita o excesso de gordura no organismo combatendo, consequentemente, a obesidade. É, além disso, diurética, eliminando retenção de líquidos. É um alimento recomendado fortemente aos praticantes de atividades físicas regulares, pois é indispensável para o fortalecimento e desenvolvimento do esqueleto.

Benefícios da tangerina, amiga da digestão

Foto: Reprodução

Como consumir?

O consumo ao natural da fruta é indicado com o bagaço para que todos os seus nutrientes, principalmente a fibra, sejam ingeridos. Pode ser consumida ainda na forma de chá.

Para preparar, você vai precisar de:

– Cascas desidratadas de tangerina
– Água

Se você não tiver as cascas desidratadas, coloque-as em uma forma e deixe ao sol por alguns dias. Em seguida, em um saco lacrado, armazene sempre dentro da geladeira por, no máximo, 2 ou 3 meses.

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as cascas e desligue o fogo. Tampe e deixe em infusão por cerca de três minutos. Quando passar esse período, coe e consuma sem adoçar. Você pode consumir essa bebida quente ou gelada, deixando na geladeira até alcançar uma temperatura agradável e consuma como refresco.

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