Publicado por Agnes Rafaela
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A uva é uma fruta muito popular e dela se faz sucos e vinhos. Ela é uma grande fonte de carboidratos que são importantes como fornecedores de energia para o corpo, além disso, possui vitaminas C e B, e sais minerais como cálcio, ferro e potássio.

Benefícios da uva

Foto: Reprodução

Conheça seus benefícios e propriedades

Esta fruta tem propriedades antioxidantes combatentes dos radicais livres e de ação anticancerígena. As uvas escuras possuem mais incidência de substancias ativas, como: carotenos, catequinas e flavonoides, além das que são protetoras das células.

Uvas do tipo rosadas possuem em sua casca o resveratrol, que consiste em uma substância cardioprotetora que além de proteger as células, controla o colesterol, promove a diminuição da formação de coágulos de sangue e também contam com uma ação antioxidante e anti-inflamatória.

A uva-passa além de manter os nutrientes que as demais uvas, traz também maior concentração de potássio e ferro. Sua ingestão pode ser de duas colheres ao dia, principalmente para quem tem problemas de anemia e precisa de maior ingestão de ferro.

Semente de uva é rica em vitamina e o consumo do óleo da uva pode ser feito no lugar da ingestão do caroço. A medida de uma colher de sopa, ao dia, contém a quantidade razoável de compostos antioxidantes que ajudarão à circulação e ao coração.

Sucos, vinhos e outros compostos

Estudos científicos apresentaram as propriedades nutricionais das uvas no controle das doenças cardiovasculares, por isso, pode-se dizer que o suco de uva e o vinho são alimentos funcionais. Vinhos e sucos trazem todos os benefícios que a uva promove, além de ajudar a pele, o controle de pressão e o alívio de dores.

Um copinho de suco de uva, com cerca de 150 mililitro nas refeições principais do dia, ou um cálice de vinho tinto ao dia, contribuem com a prevenção do entupimento de artérias. Pesquisas científicas também revelaram que a uva possui substâncias químicas que são capazes de ajudar na dilatação das artérias, assim, também podem reduzir a pressão sanguínea.

Mas esta fruta não somente serve para ser usada em sucos, a farinha de uva é cheia de benefícios para os diabéticos, pois além dos nutrientes comuns, é rica em fibras insolúveis e solúveis. Há também geleias e doces que se encontram tendo a uva em sua composição (que deverá ser 100%), estes devem ser de produção natural e de preferencia de origem orgânica, sem adição de açúcares ou adoçantes.

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