Publicado por André Luiz Melo
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Integrante do complexo B e também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é fundamental para a corrente sanguínea do sistema nervoso. Esse nutriente está presente, em níveis consideráveis, em alimentos como leite de vaca ou ovos.

A vitamina B12 e seus benefícios para o organismo

Unida ao ácido fólico, a vitamina B12 atua como estimulante para a produção das células do sangue. Em caso de baixo consumo de alimentos fontes de vitamina B12, assim como ocorre com pessoas vegetarianas, faz-se necessário a ingestão de suplemento alimentar à base dessa vitamina. Isso evita que esses indivíduos sejam vítimas de anemia perniciosa, entre outros transtornos, a exemplo de problemas cardíacos e derrame cerebral.

Benefícios da vitamina B12 (cobalamina) para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

Alimentos ricos em vitamina B12

Presente em maior quantidade em alimentos de origem animal, a vitamina B12 é encontrada em produtos derivados de leite, em carnes, ovos, peixes e fígado. Confira na lista a seguir:

  • Fígado
  • Ostra
  • Ovos
  • Leite
  • Carnes em geral
  • Levedo de cerveja
  • Cereais enriquecidos

Efeitos da ausência da vitamina B12

São raros os casos em que há a falta de vitamina B12, ocorrendo com maior frequência em pessoas vegetarianas, indivíduos mais propensos de serem vitimados por baixos níveis dessa vitamina, uma vez que a mesma está presente somente em alimentos de origem animal.

Pessoas com problemas digestivos, a exemplo da síndrome de má absorção ou déficit da secreção estomacal, igualmente aquelas vítimas de hipotiroidismo, são as que, geralmente, também apresentam baixo ou nenhum nível de vitamina B12.

Confira os sintomas causados, inicialmente, pela ausência de vitamina B12:

  • Falta de concentração;
  • memória e de atenção:
  • Fadiga, ausência de energia ou tontura ao se levantar ou realizar algum esforço;
  • Sensação de formigamento nas pernas.

Posteriormente, ocorre a piora do problema, podendo surgir uma anemia megaloblástica ou anemia perniciosa, esta que compreende hiperatividade da medula óssea e o surgimento de anormais glóbulos sanguíneos.

O nível de vitamina B12 pode ser considerado baixo quando o organismo apresentar apenas 150 pg/ml. Já o excesso desse nutriente quase não é observado, uma vez que nesses casos o mesmo é liberado do corpo através da urina.

Suplementação à base de vitamina B12

Pessoas que tenham ausência de vitamina B12 no organismo podem precisar ingerir suplementos à base dessa vitamina. Essa falta somente pode ser identificada por meio de exame de sangue.

A suplementação de vitamina B12 tanto pode ocorrer de forma natural, por meio da ingestão dos alimentos dotados de altos níveis desse nutriente, assim como pelo método sintético, que compreende o consumo de comprimidos, xarope, solução ou medicamento injetado diretamente na corrente sanguínea.

Recomenda-se, para adultos saudáveis, o consumo diário de 2,4 mcg. Essa dosagem pode ser obtida por meio do consumo de 100 gramas de bife de fígado de boi ou salmão.

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