Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também chamada de ácido orótico, a vitamina B13 está relacionada diretamente com a troca envolvendo a vitamina B12 e o ácido fólico. A mesma é considerada hidrossolúvel, sendo possível que a mesma passe por destruição tanto pelas altas temperaturas (calor) como também pela água.

A vitamina B13 e suas funções no organismo humano

Ainda são poucas as comprovações benéficas da vitamina B13 para o corpo humano. Entretanto, estudos avançam cada dia mais, com o intuito de descobrir ações benéficas desse nutriente para o organismo humano.

Até então, o que se tem comprovação é de que a vitamina B13 pode auxiliar no organismo das crianças, atuando como estimulante para o crescimento saudável e protegido, além de ajudar no combate e tratamento de problemas como a esclerose múltipla, stranstornos na região do fígado e ainda a minimizar determinados sintomas do envelhecimento.

Doses diárias indicadas e efeitos da falta desse nutriente

Ainda não foi possível determinar com precisão as doses ideais para o consumo desse nutriente, igualmente como também ainda não se obteve, com exatidão, os efeitos decorrentes da falta dessa vitamina no corpo.

Entretanto, segundo alguns estudos pré-liminares recentes, a ausência de vitamina B13 no corpo humano pode causar transtornos hepáticos, degeneração celular e o envelhecimento precoce.

Benefícios da vitamina B13 para o organismo

Foto: Reprodução/ internet

Em relação ao consumo diário, esses mesmos estudos concluíram que a ingestão desse nutriente deve ocorrer por meio de duas formas específicas e seguras: 1) Por meio de processos de nutrição óptima, em dosagens que variam de 500 a 1,000 mg; e 2) Através da medicina ortomolecular, em níveis que podem variar de 1,000 a 4,000 mg.

A toxidade da vitamina B13 é considerada baixa e seus nutrientes sinérgicos são minerais essenciais. Todavia, a mesma somente deve ser consumida sob orientação médica.

Alimentos ricos em vitamina B13

Ainda classificada como orotato de cálcio, a vitamina B13 é facilmente encontrada em soro, raízes e vegetais comuns.

Veja mais!