Publicado por André Luiz Melo
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Também chamada de ácido fólico ou folacina, a vitamina B9 é essencial para o organismo humano, sobretudo no que diz respeito à produção de proteínas e hemoglobina. É ainda fundamental para a ocorrência da divisão celular, recuperação pós-enfermidade e ainda para o melhor funcionamento do intestino.

Benefícios

Os efeitos benéficos dessa vitamina são inúmeros, entre os quais pode-se destacar o tratamento de doenças como anemias e na defesa dos espermatozoides considerados saudáveis.

Fundamental para uma saudável gravidez, o ácido fólico é responsável por elevar a lactação. A vitamina B9 é também dotada da função de promover a melhoria das ulcerações orais, ajudar no tratamento da depressão, prevenir problemas cardíacos, derrame e estimular o controle da hipertensão.

Benefícios da vitamina B9 para a saúde corporal

Foto: Reprodução/ internet

Excesso e ausência de vitamina B9

Hiperatividade, excitação e euforia são os efeitos causados pelo excesso de vitamina B9 presente no organismo. Já quando há sua deficiência, os sintomas mais comuns são: distúrbios digestivos, anorexia, apatia, anemia, dificuldade de memorização, cefaleia, cansaço, falta de ar, problemas de crescimento, fraqueza, insônia e ulcerações na cavidade oral.

Alimentos ricos em vitamina B9

A presença da vitamina B9 ocorre de forma considerável em vegetais folhosos, fígado de boi, levedura de cerveja, legumes, milho e outros mais.

Alimentos com vitamina B9 recomendados:

Legumes

Fornecedores de minerais, fibras e vitaminas ao corpo, os legumes possuem excelentes níveis de vitamina A, C e as do complexo B, além de cálcio, potássio, magnésio e ferro. A cada 100 gramas, por exemplo, de repolho branco consumido de forma natural, é possível obter, em média, 43 mcg de vitamina B9.

Amendoim

Fonte de inúmeros nutrientes, a parte comestível do amendoim fornece zinco, proteínas, vitamina E e ácidos graxos poli-insaturados. A cada 100 gramas tem-se 26,5 gramas de proteínas. Seu consumo diário, de 30 gramas, é capaz de fornecer 10% do consumo diário indicado de vitamina B9.

Fígado

A composição do fígado bovino é formada por vitaminas A, B12, B5, B6, B9 e C, riboflavina, cobre, zinco, e selênio. Em 100 gramas desse tipo de carne está presente 217 mcg de vitamina B9.

Vegetais folhosos

Possuidores de menos carboidratos, o que os deixa com menor teor calórico, todos os vegetais do grupo dos folhosos (acelga, brócolis, alface, couve, agrião, entre outros), são dotados de vitaminas A, B9, C, E e K, além de minerais, como fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio, clorofila e fibras. Se consumidas 10 folhas de alface, por exemplo, é possível obter 136 mcg de vitamina B9.

Milho

O milho é um dos alimentos naturais mais saudáveis ao organismo. Em sua composição, se encontra 0,08 mcg de ácido fólico a cada 100 gramas.

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