Publicado por Camila Albuquerque
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Já ouviu falar das berries? Não? Assim são denominadas as famosas frutas vermelhas (não só vermelhas, mas roxas, rosas e derivados também), que costumam serem as favoritas das crianças. Além de extremamente saborosas, essas frutinhas andam conquistando médicos e os próprios consumidores, já que cada vez mais são descobertos benefícios enormes originários destas pequenas frutas. As propriedades e os benefícios das frutas vermelhas vão além de vitaminas necessárias para o corpo humano, essas pequenas e azedinhas ainda têm muito que oferecer.

Benefícios das frutas vermelhas para saúde

Foto: Reprodução

Propriedades das berries

As propriedades conhecidas, comprovadas e exploradas das frutas vermelhas são: efeito antioxidante, anti-neurodegenerativo e anti-inflamatório. Essas frutas “de bosques” são muito ricas em nutrientes essenciais ao corpo humano, mas por serem tão pequenas (e em algumas vezes, caras) não são tão consumidas, pois passam a impressão de que não oferecem muito ao organismo humano. Cada uma delas ajuda em algo, incluí-las em sua dieta é uma ótima pedida para unir um sabor agradável à necessidade de nutrientes, confira algumas e detalhes sobre elas:

  • Morango: provavelmente a mais conhecida e adorada, essa fruta é a predileta em sobremesas, por exemplo. Possui uma grande concentração de vitaminas C e K, fibras e flavonoides. Indicada para o controle da perigosa hipertensão, para evitar a perda de memória na idade avançada e na prevenção de doenças cardiovasculares – mais comuns do que se imagina!
  • Jabuticaba: bem conhecida pelos brasileiros – já que é nativa do cerrado do país –, a jabuticaba (fruta de cor arroxeada) surpreende. Esta fruta é indicada para retardar o envelhecimento da pele, reduzir o nível de glicose sanguínea e o nível de colesterol sanguíneo.
  • Framboesa: essa é extremamente rica em fibras, vitaminas C e K, cálcio, magnésio e ácido fólico! Ou seja, oferece ainda mais benefícios, já que possui tantos nutrientes. A framboesa é indicada para grávidas, para proteger a pele e para aliviar doenças que envolvem as articulações, como a artrite.
  • Oxicoco: essa fruta tem uma concentração alta de vitamina C, protocianidina A e várias substâncias antioxidantes. Tem como diferencial o grande uso na indústria de cosméticos, mas também é indicada para prevenir infecções urinárias.
  • Açaí: grande conhecido – e querido – pelos brasileiros, o açaí não é só delicioso. Seus níveis de antioxidantes impressionam, mas também possui vitaminas, açúcares, bioflavonóides e óleos emolientes. Assim como o oxicoco, é usado abundantemente na indústria de cosméticos. O que poucos sabem é que o açaí tem propriedades anticancerígenas!

Adicionando à dieta

É recomendada a ingestão das berries in natura, mas as polpas também são boas opções. Para começar, investir numa salada de frutas vermelhas é uma ótima ideia, pois é uma sobremesa fácil e deliciosa, agradará a todos. De crianças à adultos, as berries são recomendadas, sem precisar exagerar!

Veja mais!