Publicado por Redação

Não é segredo para ninguém os benefícios da inclusão da salada no dia a dia. Deixar o prato bem colorido com a inclusão de folhas escuras e ingredientes vermelhos, amarelos e laranjas é uma estratégia bem inteligente para quem quer ter uma vida mais saudável e longe de problemas de saúde.

A nutricionista Tatiane Trevilato de Brito explica a importância de comer salada no blog A Nutricionista: “as folhas e vegetais são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão. São fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento, proporcionando benefícios a saúde”.

O seu consumo diário está atrelado a hábitos saudáveis, pois as saladas possuem baixa caloria e ajuda na perda de peso; fornecem fibras, minerais e vitaminas para o nosso organismo; possuem alto teor de água; e promove uma fácil digestão.

Entre os benefícios de comer salada todos os dias está a perda de peso e fácil digestão

As saladas são fontes de vitaminas e sais minerais e ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento (Foto: depositphotos)

Como consumir salada todos os dias?

A nutricionista Trevilato dá ainda umas dicas maravilhosas sobre as melhores práticas de consumo das saladas no dia a dia. Fique atento:

Sazonalidade

Escolha os vegetais de acordo com a época em que são mais abundantes. Isso os torna mais baratos e acessíveis. Além disso, é mais provável que você compre um ingrediente mais fresco, saboroso e nutritivo.

Veja também: Comer salada todo dia faz bem ao cérebro

Aparência

A aparência é bem importante para os alimentos naturais. Observe as cores e textura das folhas. Prefira aquelas inteiras e sem manchas amarelas ou pretas. Não consuma folhas com aparência de roídas ou mofadas.

Higiene

Os vegetais praticamente não possuem casca. As folhas, por exemplo, ficam o tempo todo desprotegidas. Logo, antes de consumi-las, coloque todos de molho em água sanitária ou cloro por 15 minutos. Duas gotinhas, no máximo.

Tempero

Na hora de temperar a sua salada diária, dê preferência a temperos naturais. Esqueça aqueles temperos industrializados que possuem muito sódio e conservantes. Experimente o sal do himalaia, limão, ervas, vinagre, pimenta e outros condimentos maravilhosos. Ah! E deixe para temperar sua salada na hora.

Acompanhamentos

O azeite, maionese, queijos, mel e mostarda são ótimos molhos, mas cuidado com o abuso deles, pois eles são calóricos. Prefira as misturas que contenham elementos mais saudáveis, como o molho à base de iogurte natural e laranja.

Nutricionista alerta para cardápio variado

Consumir salada todos os dias faz bem mas é preciso levar em consideração a sua necessidade nutricional

Para obter resultados satisfatórios, é preciso passar por um nutricionista (Foto: depositphotos)

Comer só folhas também não é uma boa ideia para quem realmente está preocupado com a sua rotina saudável. É claro que quanto menos calorias você ingerir, mais peso perderá. Porém, antes de fazer as pazes com a balança, você precisa mesmo é levar em consideração a sua necessidade nutricional.

Pensando nisso, a nutricionista do Hospital Sagrat Cor, Náira Bonete Ogunniya, explicou em entrevista para o site ‘A Crítica’, que as saladas precisam ser variadas para cumprir a sua função.

“Na composição de uma salada podem ser acrescentados diversos legumes, verduras, frutos, grãos, carnes e até massas. Isso faz com que elas sejam de fato adaptáveis a rotina e ao gosto de cada indivíduo. Entretanto, é necessário que o mesmo tenha o seu objetivo validado por um nutricionista para que haja um resultado satisfatório dentro das necessidades nutricionais”.

Veja também: Receitas de saladas benéficas para a saúde da mãe e do bebê

Nutricionista dá receitas de saladas

Se você vai comer salada todo dia, é uma ótima ideia variar bastante nas receitas. Por isso, buscamos umas composições incríveis com a nutricionista Gabriela Pimentel, que mantém um site com informações enriquecedoras sobre alimentação.

A especialista ensina algumas receitas maravilhosas. Trazemos duas especiais para você. A primeira mistura folhas verdes com uma fruta saborosa e a segunda é bem simples e prática para o dia a dia. Veja o resultado e anote!

Salada com peras grelhadas

A mistura cria um sabor exótico e apetitoso

Salada de folhas verdes e fatias de pera (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • Meio pé de alface crespa;
  • Meio pé de rúcula;
  • Meio pé de alface lisa ou romana;
  • 4 aspargos verdes frescos;
  • 1 maço de alface-frisê;
  • 1 xícara (de chá) de peito de peru cortado em tiras;
  • 2 peras em fatias de 1 cm de espessura.

Molho

  • 1 colher (de chá) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de mostarda dijon;
  • 3 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico;
  • 1 xícara (de chá) de azeite de oliva.

Modo de fazer

Para a salada, higienize todos os ingredientes. Ferva por dois minutos em uma panela com água e sal os aspargos. Depois, grelhe as peras em uma frigideira durante 1 minuto cada lado. Depois, coloque as folhas, as peras e os aspargos. Regue com o molho.

Para fazer o molho é bastante simples. Basta misturar todos os ingredientes e bater até misturarem, exceto o azeite que não vai incorporar à mistura. Lembre-se de só misturar o molho no momento do consumo para que a salada mantenha o frescor.

Veja também: Saladas com manga para turbinar a saúde e paladar

Salada colorida

Essa receita é ideal para o dia a dia

A salada colorida une os tons da cenoura, cebola, beterraba e folhas diversas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • Meio pé de alface;
  • 1 xícara de couve-flor cozida;
  • 1 xícara de beterraba ralada;
  • Cebola em rodelas;
  • 1 xícara de cenoura ralada;
  • 1 xícara de vagem cozida;
  • Cebolinha.

Modo de fazer

A maior característica dessa salada é a sua praticidade. Basta higienizar todos os ingredientes com cuidado e dispô-los em uma travessa. Tempere de acordo com a sua preferência e sirva.

Veja mais!