Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, o ácido fólico é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e essencial para o funcionamento global do organismo. O ácido fólico foi descoberto na década de 40 na folha do espinafre, mas despertou o interesse científico somente nos anos 70.

Benefícios do ácido fólico

O ácido fólico tem um papel importante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares. Confira a seguir quais são os benefícios do ácido fólico para a nossa saúde:

Gravidez saudável

O ácido fólico é essencial para o desenvolvimento inicial do bebê, pois atua na formação do tubo neural do feto. O tubo neural se desenvolve nas primeiras semanas após a concepção e a deficiência da vitamina pode levar a uma má formação. Por este motivo, recomenda-se a suplementação pelo menos um mês antes da gravidez, sendo essencial nas primeiras oito semanas após a concepção.

Benefícios do ácido fólico para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

Saúde do cérebro

O folato é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e para a função cerebral adequada, desempenhando um papel importante na capacidade cognitiva, na saúde mental e emocional. De acordo com alguns estudos, o ácido fólico pode melhorar os sintomas da depressão e até mesmo autismo.

Por reduzir os níveis de homocisteína, esta vitamina também pode ser benéfica em doenças degenerativas do cérebro, tais como demência e doença de Alzheimer.

Fortalecimento do sistema imunológico

As vitaminas do complexo B, incluindo o folato, são necessárias para o fortalecimento do sistema imunológico e proteção do organismo.

Saúde do coração

Ao se combinar com as vitaminas B6 e B12, o ácido fólico forma uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, aminoácido que, em excesso, afeta o sistema circulatório e coração, impedindo a reparação celular.

Assim sendo, o consumo desta vitamina ajuda a prevenir as doenças do coração, pois diminui os níveis do colesterol e de homocisteína, que contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos.

Saúde da pele, unhas e cabelos

Assim como outras vitaminas do complexo B, o ácido fólico é importante na saúde da pele, unhas e cabelos. Esta vitamina auxilia no processo de crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, e deixa a pele com a oleosidade controlada e um brilho saudável.

Fontes de ácido fólico

Dentre os alimentos ricos em folato estão as folhas verdes escuras (espinafre, brócolis, couve, alface e salsa), cereais integrais, feijões, vísceras, cogumelos, abacate, laranja, banana, ovo, manga, tomate, melão, germe de trigo e levedo de cerveja.

Os alimentos ricos em ácido fólico devem fazer parte da dieta diária. A deficiência desta vitamina pode causar anemia em adultos e desenvolvimento mais lento em crianças. Nas mulheres grávidas, a ausência de folato pode levar a malformações neurológicas no feto.

Veja mais!