Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A siriguela, de nome científico spondias purpurea, é uma planta pertencente à família das anacardiáceas, sendo também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. É originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada na região Nordeste do Brasil e também cultivada no estado de São Paulo.

Devido às suas propriedades, o chá da folha de siriguela pode ajudar a reduzir os sintomas da dengue.

Chá da folha de siriguela para dengue

Em tempos de epidemia de dengue, é comum o aparecimento de várias receitas caseiras que prometem acabar com o mosquito e curar a doença. Uma novidade foi importada da Colômbia: trata-se da mistura do chá de folha de siriguela e suco de uva para amenizar os sintomas da dengue.

Após contrair dengue, a Dra. Dejanira Franceschi de Angelis, docente do Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro, decidiu experimentar a mistura e obteve resultados satisfatórios. De acordo com a docente, após ingerir o suco, ela sentiu a redução das dores no corpo e o mal estar típicos da doença. Ela ainda afirma que conversou com outras pessoas que testaram a mistura e que obtiveram resultado similar, com a redução dos sintomas típicos da dengue.

É importante ressaltar que a professora é categórica ao afirmar que não existe nenhuma comprovação científica relacionada ao chá para tratamento da dengue. O efeito também depende de como cada organismo vai reagir, sendo assim, algumas pessoas podem ter resultados positivos, enquanto outras não sentirão diferença alguma.

Benefícios do chá da folha de siriguela para reduzir os sintomas da dengue

Foto: Reprodução/ internet

A docente ainda ressalta que, mesmo tomando o chá, os pacientes devem seguir o tratamento recomendado pelo médico. O chá concentrado da folha de siriguela diluído em suco de uva, utilizado na Colômbia, poderia servir apenas como um complemento ao tratamento médico.

Ainda não existe um tratamento específico contra o vírus da dengue. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de muito líquido, repouso e o uso de paracetamol ou dipirona para controlar a febre (medicamentos com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não podem ser utilizados, pois podem levar à dengue hemorrágica).

Propriedades e benefícios da siriguela

Com propriedades diurética e energizante, a siriguela é indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras.

É fonte de vitaminas A, B e C, além de conter minerais como cálcio, fósforo e ferro, sendo recomendada no tratamento de anemias e para fortalecer a imunidade.

Esta fruta também é rica em substâncias antioxidantes, compostos que agem contra os radicais livres.

Veja mais!