Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

De nome científico sambucus nigra, o sabugueiro é uma espécie de planta arbustiva que pertence ao gênero sambucus e à família das adoxaceae. É natural da Europa e do norte da África, mas atualmente encontra-se naturalizada em regiões temperadas e subtropicais, inclusive algumas regiões do Brasil.

A planta, também conhecida como sabugueiro da Europa, sabugueirinho e sabugueiro negro, pode alcançar alturas entre dois e quatros metros, e suas flores tem coloração branca e um aroma bastante agradável.

A erva para o preparo de chá pode ser encontrada a venda em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação.

Benefícios e propriedades

Como uma planta medicinal, o sabugueiro carrega entre seus benefícios ações como: cicatrizante, sudorífero, laxante, diurético e depurativo. Por suas propriedades, é benéfico no combate aos radicais livres, sendo rico em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce, câncer, derrame e doenças cardíacas. Além disso, a presença de vitamina C, um excelente antioxidante, o sabugueiro ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tratando gripes, resfriados, tosse, febre, rinite e sintomas alérgicos. Ajuda ainda a tratar feridas, problemas renais, abcessos, hemorroidas, litíase urinária, nefrite, espasmos, queimaduras e reumatismo.

Benefícios do chá de sabugueiro para saúde

Foto: Reprodução/ internet

Como preparar o chá?

O chá de sabugueiro pode ser preparado de forma simples, com as flores e folhas, além da parte interna do caule. Confira o modo de preparo:

Para preparar, você vai precisar de:

– 1 colher de sopa de flores e folhas secas de sabugueiro
– 1 xícara de água

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as folhas e flores e tampe, deixando descansar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, basta coar e consumir. A dose indicada é de três xícaras de chá ao dia.

Xarope de sabugueiro contra tosse

Para preparar, você vai precisar de:

– 1 kg de bagas de sabugueiro
– 1 kg de açúcar
– 1 l de água fervente

Em uma panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, adicione as bagas de sabugueiro e deixe ferver por mais quatro minutos. Depois disso, retire do fogo e cubra. Deixe a mistura descansar por duas horas e, depois desse período, peneire. Coloque na panela novamente e deixe cozinhar por alguns minutos. Depois disso, coloque em uma garrafa de vidro.

A forma de consumo é o xarope misturado em chá quente, na proporção de duas colheres de sopa para cada xícara. Consuma várias vezes.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os frutos do sabugueiro não devem ser consumidos por serem tóxicos, e os efeitos colaterais de seu consumo envolvem reações alérgicas. O consumo é contraindicado para gestantes e lactantes.

Veja mais!