Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O alpiste geralmente é usado em massas de tortas e bolos e na decoração de pães, mas você sabia que há uma maneira mais simples e rápida de ter acesso a todos os benefícios que a semente de alpiste traz para a saúde?  O leite de alpiste está sendo consumido por muitas pessoas no combate a doenças diversas como cirrose e pedras nos rins e até por pessoas que querem ganhar massa muscular ou emagrecer com rapidez.

Benefícios do leite de alpiste emagrece e muito mais!

Foto: Reprodução

O alpiste

A planta, que cientificamente chama-se Phalaris canariensis, é originária das terras do Mediterrâneo. Possui hastes ocas e folhas finas e longas. Para fazer chá e o leite são utilizadas as sementes, mas os frutos também podem ser usados com essa finalidade.

As propriedades emagrecedoras do alpiste também são bem conhecidas, assim como os benefícios que ele traz para a saúde de pessoas com diabetes e com hipertensão.

O alpiste é muito consumido por vegetarianos e veganos, pois contém uma quantidade enorme de proteínas, sendo assim um ótimo substituto da carne. Cerca de 200 ml de leite de alpiste possui mais proteínas que três quilos de carne.

A grande quantidade de fibras contidas nas sementes ajuda também no processo de digestão, combatendo a prisão de ventre.

Benefícios e propriedades

O consumo do leite de alpiste é recomendado como auxiliar nos tratamentos de combate a várias doenças, entre elas, úlceras, hiperuricemia, gota, gastrite, hipertensão e cirrose.

Pessoas com pedras nos rins, ou infecção urinária, são beneficiadas com o consumo do leite de alpiste, que funciona como diurético, diminui a retenção desnecessária de líquidos pelo organismo, elimina toxinas ingeridas durante o dia, e ajuda até no emagrecimento, desde que associado a atividades físicas pelo menos três vezes por semana.

São encontradas substâncias antiinflamatórias no alpiste, que é rico em vitaminas do complexo B e em antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce das células.

Quem sofre com problemas no fígado e no pâncreas também deve consumir o leite de alpiste, que aumenta até a massa muscular de quem pratica exercícios físicos com regularidade.

Além de ajudar a secar a silhueta graças ao seu poder diurético o leite de alpiste tem um alto potencial emagrecedor porque contém Lípase. Essa substância elimina a gordura das veias e artérias e também dos comuns depósitos de gordura no corpo: os culotes, a barriga, os pneuzinhos, e os braços.

Faça o leite de alpiste em casa com uma receita super fácil

Receita do leite de alpiste

Foto: Reprodução

O leite de alpiste pode ser feito em casa, já que o procedimento é muito simples, mesmo assim tome alguns cuidados, como usar sempre água filtrada, e respeitar o tempo de consumo após o preparo:

Coloque cinco colheres de sopa de alpiste de molho em um copo cheio de água e deixe mistura descansando por cerca de 8 horas;

Passado o tempo de repouso jogue a água fora, coloque o alpiste no liquidificador, acrescente um copo de água e bata por um minuto;

O resultado será um leite com bastante espuma, que deve ser tomado imediatamente após ser feito.  O leite deve ser tomado duas vezes ao dia por isso recomenda-se colocar o alpiste de molho antes de dormir para que seja possível preparar o leite pela manhã, e colocar o alpiste de molho depois do almoço para fazer e tomar o leite antes de dormir.

Veja mais!