Publicado por Natália Petrin
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A ausência de magnésio no organismo humano pode causar consequências bastante graves, mas ainda assim pouco se ouve falar sobre a sua importância. Trata-se do segundo mineral essencial para o corpo humano, ficando atrás apenas do potássio. O magnésio é essencial para que as enzimas do corpo humano se submetam às suas reações diárias, e está presente em uma quantidade entre 21 e 28 gramas no corpo, que estão distribuídos, principalmente, entre os ossos, músculos e tecidos.

Quais as funções?

O magnésio ajuda no funcionamento de diversas partes do organismo, envolvendo fatores como a contração e o relaxamento muscular, funcionamento de determinadas enzimas do corpo, produção e transporte de energia, produção de proteínas, entre outros.

Atua ainda como um tranquilizante natural, produzindo o relaxamento da musculatura dos vasos sanguíneos, do trato intestinal e dos músculos esqueléticos.

Propriedades e benefícios

O consumo de alimentos ricos em magnésio ajuda ainda a diminuir a atividade dos radicais livres nas células, combatendo o envelhecimento celular e o envelhecimento precoce, além de conservar a juventude. Melhora ainda o funcionamento cardíaco, ajudando na prevenção de espasmos das artérias coronárias e arritmias, além de limpar as artérias. Combate os problemas da hipertensão e previne as complicações do diabetes.

Essa substância ajuda ainda a proporcionar a formação adequada dos ossos e dos dentes, já que metade da oferta de magnésio do corpo é armazenado nos ossos e, com a ajuda da vitamina D e do Cálcio, ajudam a fortalecer a estrutura dos ossos.

O magnésio atua na redução de risco do câncer, já que proporciona o funcionamento correto do corpo, evitando que aconteçam as más formações celulares, além de proteger o organismo dos metais pesados, produtos químicos ambientais, pesticidas e herbicidas, que são fatores de risco de desenvolvimento de câncer.

Benefícios do magnésio para saúde

Foto: Reprodução/ internet

Quais os sintomas da falta de magnésio?

A falta de magnésio no organismo é pouco comum, mas apresenta-se com alguns sintomas como a debilidade dos músculos, sonolência e alta excitabilidade. Normalmente essa deficiência apresenta-se em indivíduos que apresentam casos de alcoolismo crônico, cirrose hepática, problemas de absorção, abuso de diuréticos, acidose diabética e vômitos severos.

Além disso, os sintomas são bastante associados a outros problemas como a falta de memória, fadiga e até mesmo a anorexia, tornando ainda mais importante a atenção em torno desse componente.

Como consumir magnésio?

Diariamente, os homens devem consumir entre 300 e 350 mg de magnésio, enquanto as mulheres devem consumir diariamente 280 mg. As gestantes, no entanto, devem consumir uma quantidade entre 320 e 350 mg diariamente.

Pode-se adicionar o magnésio à alimentação por meio de suplementos ou alimentos fortificados com este e outros minerais. A substância é encontrada principalmente em frutas secas, nozes, castanhas de caju, amêndoas, feijões e ervilhas, além de chocolate, pão integral, carne e salada verde, legumes cozidos, banana, beterraba, quiabo, batata, espinafre, couve, granola, aveia, farelo de milho, gergelim, girassol, castanha, amendoim e produtos derivados da soja.

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