Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Todo mundo sabe que frutas são excelentes para a saúde, mas você conhece os benefícios do mamão papaia? Rico em micro e macronutrientes – como vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos –, o fruto carrega muitas substâncias bio-ativas repletas de benefícios à saúde que vêm sendo estudadas mais a fundo por serem usadas há muito tempo como formas de tratamentos naturais para condições orgânicas diversas.

Nativo de países sul-americanos, o mamão papaia pode ser facilmente encontrado em supermercados, feiras e hortifrútis, sendo cultivado nos dias de hoje em diversos países, principalmente naqueles que possuem clima tropical.

Benefícios

Rica em vitamina C – 10 vezes mais do que a laranja! –, a fruta possui ainda vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, betacaroteno, serotonina, carpaína e papaína. É excelente auxiliar na regulação de desordens digestivas por conter enzimas digestivas, e também é ótimo para melhorar a digestão de alimentos pesados. Possui ainda propriedades anti-inflamatórias e é rico em fibras solúveis que auxiliam no funcionamento intestinal e na redução do colesterol. O betacaroteno, por sua vez, auxilia no combate aos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce. Auxilia a prevenir o câncer e mantém os ossos saudáveis fortalecendo-os e promovendo seu desenvolvimento saudável, assim como dos tendões e dos vasos sanguíneos.

Atua no combate às doenças da vesícula biliar, principalmente em mulheres e melhora o aspecto da pele. Suas folhas também são excelentes e muito nutritivas, sendo fonte de vitamina K, além de todos os benefícios do fruto. As suas sementes, por sua vez, são ricas em óleos graxos, proteínas, óleo volátil, enzima myrosin e glicosídeo.

Benefícios do mamão papaia - Ótimo para pele e cabelos

Foto: Reprodução

Benefícios para a pele e cabelos

O mamão pode ser usado ainda na estética na fabricação de cremes, máscaras, shampoos, entre outros. É excelente para, não apenas na forma de cremes, mas em seu consumo natural, manter a pele mais macia, hidratada, bonita e vistosa, atuando no combate às rugas, reduzindo a acne, oleosidade, espinhas e ressecamento da pele.

A resina encontrada no caule ou nas folhas pode ser usada para o tratamento de micoses e curar queimaduras. Quando usados na composição de xampus, podem ajudar no combate à caspa.

Para usar suas propriedades esfoliantes e hidratantes da pele, experimente misturar o mamão com açúcar cristal e passe na pele. Para hidratar outra opção é fazer uma pasta com mamão e mel. Quando misturado com leite, pode ser aplicado nas olheiras e deixado por alguns minutos, reduzindo a sua aparência.

Veja mais!