Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O fel da terra, pertencente à família das Gencianáceas pode ser chamada também, variando de região para região, de centáurea menor, erva da febre, erva do centauro, planta de febre, erva febrífuga, erva de quiron e quebra febre. De pequeno porte, a planta é anual e possui um caule duro e quadrangular que pode ter entre 7 e 30 centímetros de altura. Sua raiz é fibrosa, suas folhas opostas, ovais, sesseis, acuminadas, inteiras e de coloração verde clara, enquanto as flores são de coloração rosa claro variando em tons até o avermelhado. O fruto da planta é uma capsula alongada.

Nativa da Europa e naturalizada nas Américas, a planta cresce, normalmente, em regiões abertas e pantanosas, mas também em áreas secas. Existem aproximadamente 40 espécies desta planta, que podem variar de acordo com a área e região onde cresce. Sua parte utilizada para tratamentos de saúde são as partes aéreas floridas, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, online ou físicas.

Benefícios

A planta, quando usada para fins medicinais, possui benefícios derivados de suas propriedades tônico estomacais, colerético, hipoglicemiante, laxante, febrífuga, cicatrizante e sedativo das dispepsias dolorosas. É eficaz no combate às úlceras, no tratamento de feridas, eczemas e chagas, além de ser eficaz também na redução do nível de glicose no sangue.

A planta pode ser usada no combate aos problemas digestivos, além de agir como anti-inflamatório e analgésico. Pode auxiliar no combate da anorexia, falta de apetite, febre, diabetes e dispepsia crônica.

Benefícios e contraindicações do fel da terra

Foto: Reprodução

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações, mas recomenda-se que, pela falta de relatos sobre o uso durante a gestação e amamentação, não seja consumida nestas condições.

Pacientes que possuam distúrbios de coagulação sanguínea, hipotensos, portadores de doenças no fígado e úlceras pépticas não devem consumir essa planta. Caso seja necessário, nestes casos, deve-se fazer acompanhamento médico rigoroso.

Chá de fel da terra

Para preparar o chá de fel da terra, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de fel da terra
  • 1 litro de água

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Adicione a erva e aguarde alcançar fervura. Quando isso acontecer, desligue o fogo e tampe, deixando a mistura abafada por um período de aproximadamente 10 minutos. Passado este período, coe e consuma. A indicação é de que o paciente consuma uma dose entre duas e três xícaras espaçadas no decorrer do dia.

Veja mais!