Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O leite é considerado por muitos um alimento essencial para a alimentação diária de todos. Além disso, os anúncios sempre mostram o leite como uma bebida nutritiva e saudável e, de fato, não há como negar: o leite é um alimento nutritivo. Hoje fizemos, devido à esse questionamento somado ao fato de o leite ter alguns fatores contra o seu consumo, uma seleção de prós e contras relacionados ao consumo do leite. O leite possui muitos benefícios, mas quanto mais natural – com menos processos industriais – melhores os seus benefícios e menores os malefícios. Confira alguns dos malefícios e benefícios que o leite pode trazer para a saúde abaixo.

Benefícios e malefícios do leite

Foto: Reprodução

Benefícios

O leite é rico em proteína e a caseína presente no soro do leite contém 9 aminoácidos essenciais para o desenvolvimento humano. Além disso, é rico em cálcio – cada xícara contém 300 mg -, vitamina A – 1 xícara tem cerca de 250 UI -, fósforo, potássio e hidratos de carbono.

O cálcio presente no leite é essencial para a formação e manutenção da saúde dos ossos e, além disso, é rico em proteínas, carboidratos, vitamina B12 e potássio.

Malefícios

O cálcio presente no leite, ao contrário do que muitos pensam, pode trazer efeitos negativos no organismo, além de esse tipo não ser facilmente absorvido pelo corpo. Cerca de 15% das pessoas possuem intolerância à lactose, além de o leite ser um alimento com muita gordura saturada – engorda e aumenta o colesterol.

O processo de produção do leite envolve uma ingestão muito alta de hormônios do crescimento e antibióticos por parte das vacas e isso faz com que, consequentemente, a substância esteja presente no leite. Isso é uma informação que não possui obrigatoriedade na divulgação, nem existe uma determinação máxima de quantidade segura para o consumo.

Acredita-se que o único leite adequado para o consumo humano é o leite materno e nós somos os únicos seres que bebem leite após a fase infantil – além de ser leite de outros animais.

Se você estiver passando por um resfriado, atenção no consumo, pois ele é um formador de muco nasal. O grande problema, no entanto, é o processo de industrialização, como citamos acima.

Mas quais são as alternativas?

Você pode optar por leite orgânico que, apesar de ser mais caro, está livre de hormônios e medicamentos. Além disso, você pode alternar com outros tipos de leite como o de cabra, de amêndoas ou de leite de soja. Opte por comprar leite de criadores conhecidos ou direto da fonte, pois os pequenos produtores vendem para consumidores diretamente.

Veja mais!