Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecida como peonia officinalis, a peônia é um vegetal que compreende várias espécies de plantas medicinais, as quais recebem os nomes de paeonia lactiflora, paeonia albiflora e paeonia suffruticosa. Paeoniaceae é o nome do grupo o qual esses vegetais estão inseridos.

A coloração da peônia é bastante diversificada, igualmente ao formato dessa planta. Todavia, suas flores possuem duas características bem reconhecidas: elas são grandes e muito perfumadas. Determinadas variedades constituem resultados de hibridizações e seleções processadas, sobretudo em lugares como a China, por exemplo.

O cultivo dessa planta ocorre através das suas sementes, divisão dos rizomas ou enxertia. Quem deseja cultivar este vegetal e fazer com que o mesmo dure mais tempo, deve retirar constantemente a área maior das folhas e cortar a sua haste em cerca de um centímetro em diagonal. A planta deve ser acomodada em um vaso limpo e com água. Essa técnica do corte das haste deve ser feito diariamente.

Benefícios e propriedades medicinais da peônia

Anemia, coágulos no sangue, dismenorreia, amenorreia e dores em geral são alguns dos problemas possíveis de tratamento a partir do uso da planta peônia. A mesma é dotada de benefícios medicinais em decorrência de sua ação vasodilatadora, tônica sanguínea, adstringente, hipotensora, emenagoga, diurética, antisséptica, anti-inflamatória, hepatoprotetora, sedativa, entre outras.

Benefícios e propriedades da peônia para a saúde

Foto: Pixabay

Este vegetal é também conhecido por auxiliar em tratamentos de infertilidade em mulheres. A peônia é ainda responsável por aliviar a congestão sanguínea após danos traumáticos, diminuir a tensão dos músculos, estimular o sistema uterino e auxiliar no tratamento da epilepsia.

Contraindicações

Até o momento, nenhuma contraindicação ou efeito colateral chegou a ser observado em relação ao uso desta planta, assim como seus efeitos medicinais. É importante que, antes de fazer uso de qualquer medicamento, ainda que natural, o paciente consulte a opinião de um profissional médico.

Receita de chá da planta peônia

O chá deste vegetal é uma das formas de consumo da peônia mais recomendadas, sobretudo para fins medicinais. Utiliza-se para o preparo, as folhas e brotos da planta.

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 6 colheres (de chá) da erva

Modo de preparo:

Leve um recipiente com o litro de água para o fogo e coloque para ferver. Faça o mesmo com as ervas, sendo em outra panela diferente da utilizada para a água. Assim que ambos começarem a ferver, desligue o fogo e misture-os. Ao final, tampe o recipiente da mistura e deixe descansar por até sete minutos.

Veja mais!