Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A uva é uma fruta que se apresenta sob variadas formas: grandes, pequenas, uvas vermelhas, uvas verdes. Além de saborosa, esta fruta faz muito bem à saúde. Dentre os benefícios proporcionados pelas uvas, podemos destacar o bom funcionamento do intestino.

Benefícios e propriedades da uva verde para o intestino

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios da uva

A uva possui muitas propriedades benéficas à saúde, pela presença de vitaminas, como a C e as do complexo B, a frutose e glicose, sendo uma ótima fonte de energia.

Esta fruta é muito boa para a saúde do coração, funciona como diurético e como laxante natural, atuando contra alguns problemas intestinais.

A casca da uva aumenta o colesterol “bom” (o HDL), e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos, além de ser um ótimo laxante natural.

Para o melhor aproveitamento das propriedades da fruta, é indicado o consumo em sua forma natural, beneficiando-se do potássio, cálcio, magnésio e minerais presentes em sua composição. Devido às suas propriedades, a uva ainda contribui para a longevidade e atua contra o envelhecimento precoce.

Por ser rica em vitaminas, além de conter proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides, a uva auxilia na desobstrução das artérias e a regular as taxas de colesterol no sangue, protegendo o coração e diminuindo o risco de infartos. Além disso, melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar de úlceras e gastrites, além de eliminar ácido úrico do sangue.

Nos vinhos e nos sucos fabricados a partir da uva, são encontrados dois elementos, o resveratol e os flavonoides. O primeiro elimina plaquetas causadoras de coágulos que podem entupir as artérias; os flavonoides inibem o envelhecimento celular.

O suco de uva ajuda a prevenir os cânceres de mama, próstata e colo, e o consumo de dois copos ao dia pode reduzir em até 40% o risco de sofrer infarto;  já o vinho faz bem para a circulação do sangue e para o coração, desde que consumido com moderação, sendo que o indicado é um cálice de vinho ao dia para quem não tem restrições a bebidas alcoólicas.

A uva verde, um poderoso laxante natural

A uva verde (também conhecida como uva branca) é rica em fibras, sendo uma ótima aliada ao combate da prisão de ventre. Principalmente se for consumida com a casca, a fruta faz bem ao funcionamento do intestino, pois possui ação laxativa, melhorando o trânsito intestinal, sendo muito importante para quem sofre com prisão de ventre (constipação intestinal).

Veja mais!