Publicado por Natália Petrin
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O açaí, além de popular no Brasil, tornou-se de comum consumo em outros países ao redor do mundo. Um dos motivos, são os seus nutrientes provenientes dos pigmentos que trazem para a fruta a coloração roxa. Seus compostos envolvem antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio.

Benefícios e propriedades do açaí

Foto: Reprodução

A planta, açaizeiro, nasce em touceiras, e é um pequeno arbusto da floresta tropical Amazônica. Atualmente, pode ser facilmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil. A produção do açaí acontece durante todo o ano, mas é mais potente entre os meses de agosto e dezembro, quando há diminuição das chuvas.

Suas propriedades envolvem ações antioxidantes, vasodilatadoras, anti-inflamatórias, tônicas e energéticas. Quando adicionado à dieta diária, pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Para que serve?

Envelhecimento: o consumo da fruta, devido à presença de antocianidinas, ajuda a prevenir o envelhecimento das células e dos órgãos.

Doenças: a fruta, quando consumida regularmente e concomitante à uma alimentação equilibrada, ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim e diminui os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, é eficaz na proteção contra o câncer devido à presença do ácido oleico. A fruta e seus componentes bloqueiam a ação dos genes que causam o câncer, além de atrasar o desenvolvimento dos tumores e fazer com que as células da doença se autodestruam. Algumas propriedades do açaí são responsáveis por deixar o cérebro alerta, e por proteger dos danos cerebrais que podem vir a evoluir para um quadro de Alzheimer.

Colesterol: devido à presença de ômega-6 e ômega-9, além de outros ingredientes, o açaí auxilia na redução do colesterol ruim e regula o bom.

Circulação do sangue e rejuvenescimento: os componentes da fruta ajudam a combater o envelhecimento das células, prevenindo rugas precoces. Além disso, graças aos altos níveis de antioxidantes, ajuda a manter as artérias saudáveis.

Alimento dos atletas: com alto teor energético, a fruta ajuda a manter o pique na hora de treinar e praticar atividades físicas, além de, pela presença do ferro, fortalecer os músculos e prevenir anemias.

Além destes, o açaí traz ainda alguns benefícios como a saciedade, sua ação como vasodilatador e tônico natural.

Indicações

O alimento é indicado para pacientes com colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrame cerebral. Previne arterioscleroses, doenças do fígado, de alguns tipos de câncer, além de artrite e obesidade. O consumo ideal é de, no máximo, 300 ml de suco, ou uma pequena tigela ao dia.

Precauções

O consumo exagerado de açaí pode ser prejudicial devido ao xarope de guaraná, usado para adoçar o alimento, aumentando ainda mais seu valor calórico. O ideal é consumir com moderação.

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