Publicado por Redação

A Solanum melongena é o nome científico da berinjela. Ela traz inúmeros benefícios para o nosso organismo e os nutricionistas recomendam o seu uso de diversas formas: chás, sucos e comidas.

A berinjela é anti-inflamatória, controla sangramentos e até previne o câncer de estômago e cólon. É um ingrediente que não pode faltar à mesa de quem quer ter uma vida mais saudável. Confira agora os benefícios e propriedades desse ingrediente berinjela.

Benefícios e propriedades do chá de berinjela

A nutricionista Carina Müller afirma em seu site que a “berinjela contribui para a redução do colesterol ruim, favorece o trânsito intestinal colaborando para a melhora da constipação e para o auxílio no tratamento das hemorroidas, contribui também para o controle dos níveis pressóricos e consegue melhorar até mesmo a tosse”.

A profissional afirma ainda que o ingrediente é rico em vitamina C e niacina, cálcio, fósforo, açúcares e proteína e que as colocadas as fatias sobre a pele inflamada, há uma redução significativa do problema.

A nutricionista Audrey Chaves, em texto no site A Nutricionista, lembra que a berinjela tem Nasunina. “Esse composto, pertence a categoria das antocianidinas, é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas”.

Audrey diz ainda que um estudo da Universidade Estadual de Campinas comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol e é um ótimo antioxidante. O que ajuda a prevenir doenças no coração e no cérebro, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Veja também: Emagreça com o suco de berinjela com limão

Trate inúmeros problemas com chá de berinjela

Chá de berinjela pode tratar desde uma tosse até o colesterol ruim (Foto: pixabay)

Receita do chá de berinjela

Ingredientes:

  • 1 berinjela;
  • Mel a gosto;
  • 1 litro de água.

Modo de fazer:

Corte a berinjela em rodelas e adicione água. Cozinhe por 15 minutos. No final, desligue o fogo, coe e acrescente mel.

Receita de suco de berinjela com limão

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • Suco de 2 limões;
  • Gelo;
  • 1 berinjela crua em cubos.

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo. Beba assim que finalizar.

Receita de Suco de Berinjela com Abacaxi e Linhaça

Ingredientes:

  • 1 copo de água de berinjela;
  • 1 fatia de abacaxi sem casca;
  • Gelo;
  • 1 colher de sopa de linhaça moída.

Modo de fazer:

Corte a berinjela com casca em cubos e deixe de molho em um copo de água durante uma noite inteira. 24 horas depois, coe e use a água para bater no liquidificador com o abacaxi, linhaça e cubos de gelo.

Veja mais!