Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Conhecida pelas suas propriedades vinculadas a saúde capilar, como o combate a caspa, seborreia e queda de cabelo, a mutamba também pode ser usada para combater alguns males do corpo.

Trata-se de uma árvore que pode ser encontrada em todo território brasileiro, cujas propriedades são absorvidas a partir da casca e do fruto.

Sobre a planta

Conhecida cientificamente por Guazuma ulmifolia, a mutamba é uma árvore que pode chegara a até 30 metros de altura na idade adulta.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-mutamba

Foto: reprodução/ site bonsainatal

Formada de muitas folha que caem em abundância durante todo o ano. Os frutos dado pela árvore são caracterizados pela cor escura. Elas também podem ser consumidos sem qualquer problema.

Para a saúde

A mutamba possui propriedades adstringente, depurativa, cicatrizante, antisséptica, sudorífica e desobstruente do fígado. Por isso ela pode ser usada no combate a várias doenças.

Entre eles: problemas do fígado; problemas respiratórios como bronquite, asma e tosse; úlceras, febre, diarreia, feridas e sífilis.

Além disso, a planta pode ser usada também para tratar problemas relacionados a estética, com a fabricação de xampus de combate a queda de cabelo, caspa e seborreia.

A forma mais usada para os tratamentos de saúde é através do reparo de chás, este feito a partir da casa do fruto da mutamba.

O chá é recomendado a ingestão de duas a três xícaras por dia, já o uso externo para resolver problemas relacionados ao couro cabeludo, pode ser na forma de produtos industrializados ou com a aplicação direta do chá na área.

Chá de mutamba

A partir dos benefícios naturais da mutamba, veja como fazer o chá.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de mutamba;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que ela levantar fervura, adicione a mutamba e desligue o fogo. Deixe o chá tampado por alguns minutos. Antes de consumir, use uma peneira para retirar a casca usada.

Veja mais!