Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você sabe o que é o cupuaçu? A fruta é produzida pela árvore chamada cupuaçuzeiro que alcança até 15 metros de altura e pertence à família das Malvaceae. Típica da região da floresta Amazônica, possui uma casca de consistência dura e lisa, e sua coloração é castanho-escuro. Possui sementes envoltas em uma polpa branca dentro do fruto, que carrega um sabor ácido. Normalmente a árvore dá frutos entre o mês de janeiro e maio. A fruta possui ainda um perfume doce, forte e bastante peculiar, medindo até 25 cm com um formato oval.

De sabor azedo, mas bastante suave, pode ser usada para a fabricação de sucos, geleias, vinhos, sorvetes e licores, além de poder ser consumida em sua forma natural. É muito usada também na produção de cosméticos como protetores solares, pois ajuda a proteger a pele do cancro e de outras doenças.

Sua polpa ocupa aproximadamente um terço da fruta e é cremosa com um sabor bastante exótico, apreciado por muitas pessoas.

De nome científico Theobroma grandiflorum, a fruta também é conhecida como cupu, cupuaçu, copoasu, cupuassu, cupuazu, cupuaçuzeiro, cupuaçueiro e outros nomes populares.

Benefícios e propriedades do cupuaçu

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Rica em proteínas, cálcio, fósforo, além das vitaminas A, B1, B2 e C, e pectina. Suas fibras insolúveis ajudam a resolver problemas gastrointestinais e melhorar o funcionamento intestinal. Além disso, fortalece o sistema imunológico e atua como um excelente energético se a presença de cafeína. Auxilia no controle das taxas de colesterol LDL e evita o aumento da pressão arterial, controlando-a.

Previne doenças degenerativas e melhora algumas funções cerebrais, e é bastante indicada para tratamento de quaisquer problemas cardiovasculares ou gastrointestinais. Sua semente é rica em ácidos graxos oleicos e o fruto previne doenças como a catarata, diabetes, hipertensão, câncer, degeneração muscular e perda de peso.

Pode ser usada, graças a inibição de peroxidação lipídica, para proteger o corpo contra vários problemas de saúde. Esse processo é, basicamente a ruptura das membranas celulares, mutações do DNA, o comprometimento do colágeno e elastina, além de muitos outros problemas.

As sementes eram dadas, em tempos antigos, por xamãs para pessoas mastigarem para curar dores abdominais. Além disso, o seu suco era abençoado e administrado às gestantes, também aos recém-casados que queriam ter filhos.

Benefícios para pele e cabelos

Atua como um excelente produto para a pele e para os cabelos e, por ser rica em antioxidantes, combate o envelhecimento precoce da pele e protege contra os efeitos dos raios solares. A manteiga de cupuaçu é um cosmético feito com essa fruta que possui textura macia, cremosa e suave. Além da sensação que deixa na pele e de combater o envelhecimento, é excelente para aumentar a elasticidade, proteger contra o sol e hidratar a pele. É fantástica para bloquear os raios UVA e UVB e reduz as irritações da pele como a dermatite e eczema.

Contraindicações e efeitos colaterais

A fruta não possui contraindicações quando consumida em doses recomendadas.

Veja mais!