Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecido como óleo de gergelim, o óleo sésamo possui muitas propriedades para a saúde.

Ele figura como uma rica fonte de proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, também conhecidas como gordura do bem. Por esses motivos, o produto é o queridinho da culinária asiática.

Entre os nutrientes que podem ser encontrados no produto, destaque para os ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, lecitina, fibra, cálcio e outras vitaminas essenciais para o organismo. Ele também é rico em vitaminas E, B1 e B2.

Principal componente

Grande parte de todos esses benefícios se deve ao produto do qual o óleo de sésamo é extraído: o gergelim. A semente está cheia de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína, e triptofano.

beneficios-e-propriedades-do-oleo-de-sesamo

Foto: Pixabay

Benefícios do óleo de sésamo para a saúde

Entre os tantos benefícios que o uso regular do óleo de sésamo pode trazer para a saúde, os mais relevantes são: redução da pressão arterial, fortalecimento dos ossos, manutenção da saúde do coração, aumenta a saúde bucal, previne o câncer, melhora o processo digestivo, acaba com as inflamações, fortalece o cabelo, faz bem a pele e ainda protege a saúde infantil.

A partir desses benefícios, vejamos onde o óleo de sésamo atua com mais eficiência:

Aparelho circulatório – A partir dos ácidos graxos poli-insaturados e, especificamente, o ômega 6 e 3, o aparelho circulatório é favorecido com o consumo do óleo sésamo. Ele reduz a gordura no sangue, evitando que as partículas se prendam nas paredes das artérias.

Sistema nervoso – A alta concentração de magnésio fortalece o sistema nervoso e dar mais ânimo as pessoas. Ele também ajuda a tratar o esgotamento mental.

Anti-inflamatório – Os ácidos graxos, linoleicos e oléicos presentes no óleo sésamo são eficazes no tratamento das dores musculares e das articulações. Eles também podem diminuir dor nos ouvidos e a inflamação em alguma região do corpo.

Antioxidantes – A alta concentração de vitamina E ajuda a combater os radicais livres, atuando diretamente na saúde das células. O óleo sésamo também ajuda a prevenir o aparecimento de doenças degenerativas, justamente por essa capacidade antioxidante.

Prevenção do câncer – O óleo de sésamo é um composto orgânico chamado fitato, ligado a uma redução no desenvolvimento de câncer. Devido a alta concentração de cálcio, ele pode prevenir o aparecimento de câncer do cólon e colorretal.

Veja mais!