Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Originário da América do Sul, o mamão atualmente é cultivado em muitos países que possuem climas tropicais. O explorador italiano Cristóvão Colombo o descobriu, e o chamou de “o fruto dos anjos”.

Mamão

Foto: Reprodução

Esta fruta tem 86% de água em sua composição e possui uma enzima chamada papaína que auxilia no processo da digestão e é industrialmente usada para amaciar carnes, além de ser rico em vitamina A, C, cálcio, potássio, minerais e fibras.

Além de regular o intestino por meio das fibras, o mamão possui carotenoides, relacionados a funções antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico, diminuem riscos de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. As vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5) ajudam na atuação do sistema imunológico. A vitamina C auxilia no processo de cicatrização e possui propriedades antioxidantes, fazendo com que substâncias que causam câncer sejam bloqueadas. O fósforo aumenta a resistência, combate a fadiga e é um excelente tônico. Suas fibras solúveis ajudam a reduzir o colesterol quando o consumo da fruta é associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.

Como consumir?

A fruta é facilmente encontrada durante o ano todo, por isso torna-se fácil o seu consumo frequente. O mamão pode ser consumido sozinho, como fruta, ou então em vitaminas, sobremesas, sucos e muitas outras receitas. Uma das mais comuns e saborosas é a vitamina de mamão com banana e maçã.

Má digestão e emagrecimento

Além de conter fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, o mamão ainda conta com a enzima papaína digestiva, que contribui no combate de diversas doenças e a enzima quimiopapaína que ajuda na digestão de proteínas.

As sementes do mamão são muito eficazes para a eliminação de vermes intestinais. Uma forma de consumi-las é misturando com mel, e tomando uma colher de chá após cada uma das refeições.

A pele e o cabelo

O mamão ainda pode ser usado para manter o cabelo macio, brilhante e mais forte, além de prevenir a caspa e estimular o crescimento. Misture o mamão com iogurte e aplique a mistura nos cabelos. Deixe agir por 20 minutos e em seguida enxágue.

A pele do mamão pode ser usada como remédio para feridas, auxiliando no processo de cicatrização. Além disso, ainda é eficaz na remoção da pele morta, quebrando proteínas inativas. Para isso, deixe o mamão no rosto por 20 minutos, o que também irá auxiliar na redução de manchas e espinhas.

Veja mais!