Publicado por Priscila Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A nectarina é uma fruta muito semelhante ao pêssego, possui um sabor delicioso e bem docinho, mas além de ser uma fruta saborosa, ela possui diversos benefícios para a nossa saúde. Ela auxilia em tratamentos contra o câncer, obesidade e muitos outros. Continue lendo e conheça um pouco mais sobre essa fruta e quais benefícios ela pode lhe proporcionar.

Conhecida cientificamente como Pronus pérsica nurcipersica pertence à família das Rosaceae. Ela é uma fruta muito semelhante ao pêssego e se difere dele por conta da sua casca que é lisa (sem pelos). A nectarina é originária da China e melhorada na América do Norte, ela é uma mutação genética do pêssego, por isso que são tão parecidos.

Características

Ela é uma fruta muito saborosa, de cor quente e muito atraente que mistura tons vermelhos, laranjas e amarelos. Seu formato é oval ou redondo, com uma polpa muito suculenta, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome nectarina vem da palavra néctar devido ao seu delicioso sabor doce.

Benefícios, propriedade e usos da nectarina

Foto: Reprodução

Propriedades e usos

A nectarina possui um alto teor de antioxidantes, que são compostos responsáveis por proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, ela possui ainda vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio.

A vitamina A presente na fruta, é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista, auxiliar no crescimento dos cabelos, para o bom funcionamento do sistema imunológico e para os ossos. A vitamina B3 possui um papel muito importante no processo de formação do DNA, a vitamina C contribui para a saúde óssea, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem, pois regula o metabolismo do corpo.

Essa fruta é ainda uma fonte de fibras alimentares, prevenindo contra a constipação e reduzindo o risco de adquirir câncer de cólon. É uma fruta de alto teor de água e por este motivo se torna muito refrescante para combater as altas temperaturas dos meses de verão e ao mesmo tempo ajuda os rins a filtrar e eliminar líquidos.

Possui um baixo teor de calorias e é ideal para as pessoas que seguem uma dieta para emagrecer ou que querem manter o seu peso. É muito indicada para as grávidas por conta do ácido fólico e ainda faz bem ao coração. Ela pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, e muitas vezes pode ser encontrada como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento não há registros de efeitos colaterais e nenhum tipo de contraindicação, porém, o consumo em excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial à saúde.

Veja mais!