Publicado por Ana Ligia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Não é mais novidade os benefícios que o milho traz ao organismo. Rico em fibras e vitaminas, ele ainda elimina as toxinas do corpo, auxilia em caso de prisão de ventre e pode ser usado em deliciosas receitas juninas como pamonha e canjica. Mas até mesmo o cabelo da espiga deste cereal é um ótimo ingrediente para um chá extremamente saudável.

Benefícios do chá de cabelo de milho

O cabelo de milho pode também ser conhecido como barba ou estigma de milho. Normalmente este tipo de pelo é jogado fora, mas poucos sabem que ele pode ser usado para combater doenças como pressão alta e infecções urinárias.

O chá de cabelo de milho também pode ser usado em outros tratamentos, como diabetes, obesidade e diversas doenças renais. É ainda um poderoso antioxidante, ajudando no retardamento do envelhecimento da pele. Possui efeitos diuréticos, antidiabético, antidepressivo, revitalizante, redutor de triglicerídeos e colesterol, anti-inflamatório e neuroprotetor.

Graças ao seu poder diurético, ele favorece a perda de peso. Mas deve-se entender que o chá não emagrece, ele apenas alivia a retenção de líquidos do corpo, mas não queima gordura.

Benéfico chá de cabelo de milho para aquecer o seu período junino

Foto: Depositphotos

Homens que possuem dificuldades de urinar, originados a enfermidades na próstata devem evitar o uso do chá. O efeito diurético da bebida irá aumentar a frequência urinária, causando uma sensação de dor em quem tem esse tipo de problema.

Mesmo sendo um produto natural, o efeito pode variar de acordo com cada organismo e acabar tendo um efeito diferente quando usados da maneira incorreta. Procure consultar um especialista no assunto antes de aderir a qualquer tipo de medicina alternativa.

Como fazer o chá?

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de cabelo de milho
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Ferva a água e despeje sobre o cabelo de milho (deve-se utilizar os estigmas secos ou frescos). Abafe por cerca de 5 a 10 minutos. Coe o chá e em seguida beba-o. Procure consumir 1 a 2 xícaras por dia durante o período de inchaço ou retenção de líquidos.

Veja mais!