Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Da família das Lamiaceae, o boldo chinês é uma planta também conhecida como boldo rasteiro, boldo pequeno, tapete de oxalá, boldo gambá, boldo ornamental e boldinho. De nome científico Plectranthus ornatus, o boldo chinês possui propriedades que são aplicadas na medicina fitoterápica. A erva pode chegar a alcançar entre 30 e 40 cm de altura, e é tolerante à seca. Suas folhas são suculentas e suas flores, de coloração malva ou azul-púrpura florece todo o ano em espigas, exalando um aroma desagradável.

Boldo chinês - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

O boldo chinês pode ser usado na substituição do falso boldo como um medicamento natural para tratar o estômago. Possui ação antibacteriana, facilita a digestão e trata distúrbios biliares. Além disso, diminui o reflexo de blefarospasmo – tique de piscar o olho, é diurético e pode ser usado também para icterícia. Além disso, possui propriedades digestivas e é popularmente usado para tratamento de afecções do fígado. Originária dos países do Mediterrâneo e Oriente próximo, pode ser usada ainda no tratamento e controle da gastrite, dispepsia, azia, mal estar gástrico e ressaca.

Contraindicações e reações adversas

A planta conhecida como boldo chinês é contraindicada para gestantes e lactantes devido à falta de pesquisas relacionadas à essas pacientes. O consumo, em algumas pessoas, causou náuseas, vômitos e dores fortes de cabeça. Além disso, um caso registrado no CIT-SC relatou uma paciente que apresentou icterícia e aumento de transaminases com o consumo, mas isso voltou ao normal após a suspensão do consumo.

Como consumir?

O consumo pode ser feito por meio da mastigação das folhas. Dessa forma, ajuda a aliviar a azia, e a dose indicada é de meia folha. O chá também pode ser usado para aproveitar suas propriedades medicinais. Para isso, use a proporção de uma folha fresca para cada xícara de chá. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Em seguida adicione a folha e aguarde alcançar fervura. Deixe ferver por aproximadamente cinco minutos, desligue e tampe, deixando descansar até amornar. Em seguida coe e consuma uma xícara de chá ao dia.

Veja mais!