Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Bastante conhecida devido à sua ação calmante e relaxante, a camomila (matricaria recutita) pode ser utilizada como um remédio natural para controlar a ansiedade, melhorar a qualidade do sono, aliviar as dores de cabeça, resfriados, inflamações nasais e sinusite.

Além dos diversos usos e benefícios da camomila na medicina popular, esta planta também é amplamente utilizada na fabricação de cosméticos.

Propriedades e benefícios da camomila

A camomila é uma planta versátil e pode ser utilizada para tratar diversas condições de saúde, a pele e os cabelos. Rica em flavonoides e cumarina, esta planta apresenta propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica e calmante, além de estimulante do processo de cicatrização.

Devido às suas propriedades, o chá de camomila proporciona os seguintes benefícios à nossa saúde:

  • Reduz a hiperatividade;
  • Ajuda a acalmar e a relaxar;
  • Alivia o estresse;
  • Auxilia no alívio do enjoo;
  • Ajuda no tratamento da ansiedade;
  • Auxilia no tratamento de problemas no estômago, controla a má digestão e trata as úlceras no estômago;
  • Alivia as cólicas menstruais;
  • Auxilia no tratamento de feridas e inflamações;
  • Acalma a pele e remove as impurezas.

O chá de camomila pode ser preparado com a utilização das flores secas da planta ou os sachês prontos que encontramos à venda nos supermercados. A bebida também pode ser feita em uma combinação de plantas, como a erva doce e hortelã.

Camomila: seus usos e benefícios cosméticos

Foto: Pixabay

Esta planta também pode ser utilizada na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura. Na forma de creme ou pomada, a camomila é excelente para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, pois ajuda na limpeza da pele e reduz a inflamação.

Benefícios cosméticos da camomila

Os efeitos positivos da camomila já são conhecidos há mais de quatro mil anos. A planta é bastante versátil e pode ser utilizada na fabricação de vários produtos, como óleos de massagem, demaquilantes, gel dental, shampoos e cremes noturnos para o rosto.

O óleo de massagem à base de camomila contém propriedades relaxantes e funciona como hidratante para todo o corpo, inclusive para as áreas mais sensíveis, como rosto e pescoço.

Como um ingrediente de demaquilantes, que são os removedores de maquiagem, a camomila promove a limpeza profunda da pele e, ao mesmo tempo, a protege contra o ressecamento.

No gel dental, a planta atua como um anti-inflamatório, proporcionando benefícios para gengivas irritadas e sensíveis, além de ajudar a evitar gengivites e infecções na boca.

Os xampus com camomila realçam o brilho dos cabelos castanho-claros e louros, além de evitar irritações no couro cabeludo. De acordo com especialistas, a camomila realmente ajuda a clarear os fios, mas de uma forma suave e não homogênea.

Os cremes noturnos que contêm camomila promovem a regeneração da camada superior da pele durante o sono e previnem a formação de rugas.

Veja mais!