Publicado por Katharyne Bezerra

A cana de açúcar é uma planta presente em quase toda a história do Brasil. Originada na China, foi trazida para as Terras Canarinhas pelos portugueses ainda no século XVI. No Nordeste houve a concentração na monocultura da cana de açúcar e esta região brasileira se tornou a principal produtora e exportadora desta especiaria por dois séculos.

Atualmente, esta planta ainda se faz muito presente na história do país e da região Nordeste. Em cidades desta área, é muito comum ver vendedores ambulantes preparado o caldo de cana na hora. Além disso, ela é a base para preparar uma das bebidas alcoólicas mais conhecida pelos brasileiros, a cachaça.

Da cana de açúcar também podem surgir o etanol e o açúcar branco, dois produtos bastante utilizados no Brasil. No entanto, estes são só alguns dos benefícios que esta planta traz para a sociedade, pois ela também serve para cuidar da saúde do organismo.

Cana de açúcar: planta popular rica em benefícios

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios da cana de açúcar

Esta planta, quando não passa pelo processo de refinação, é repleta de benefícios. Dela podem ser aproveitados diversos minerais, como por exemplo: o ferro, potássio, magnésio, cálcio, sódio e o fósforo.

Além disso, a cana de açúcar ainda está repleta de vitaminas, como as que compõem o complexo B, mas também a vitamina C. Outra propriedade presente na cana de açúcar é ação antioxidante, trabalhando no intuito de evitar oxidação das células, processo que ocorre no desenvolvimento do câncer.

Diante destas propriedades, é possível dizer que a velha conhecida brasileira pode atuar no sentido de prevenir e tratar doenças cardiovasculares e ainda é capaz de fortalecer o sistema imunológico, evitando assim que o corpo fique exposto a agentes externos.

Indicações da cana de açúcar

  • Gripes;
  • Dor de garganta;
  • Resfriados;
  • Congestionamento nasal;
  • Cansaço;
  • Fadiga;
  • Próstata;
  • Câncer de mama.

Cuidados extras com o consumo

Apesar de ser um produto natural e que agrega muitos benefícios a saúde, a cana de açúcar não deve ser consumida em excesso. Isto porque pode provocar ganho de peso ou facilitar o desenvolvimento de diabetes tipo II.

Veja mais!