Publicado por Redação

Cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o capim santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil. Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura.

Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais e em climas mais quentes. Por isso, ele é largamente encontrado no Nordeste do Brasil e também no Norte. Mas, em geral, é possível encontrar o capim santo em todas as regiões do nosso país.

Benefícios do capim santo e seu chá

Faça o consumo do capim santo na forma de chá e acumule benefícios para a saúde

Capim santo possui inúmeros benefícios sobretudo na forma de chá (Foto: depositphotos)

O capim santo é composto de óleos essenciais ricos em limoneno, citral, mirceno, dipenteno, geraniol e cimbogonol. Seu uso é muito comum na medicina alternativa, na culinária e também é muito empregado pelas indústrias de cosméticos, que aproveitam o seu aroma para desenvolver produtos de higiene e limpeza.

Em geral, as propriedades do capim santo são: analgésico, antispasmódico, inseticida, repelente e antimicrobiano. Elas lhe garantem a eficiência em casos de problemas renais, diarreia, calmante, dores de estômago e febre.

Por conta do citral, o capim santo combate os fungos e as bactérias e é comum vermos ele fazer parte da composição de produtos de limpeza para casa, como desinfetantes, detergentes e sabões.

O citral inclusive é o princípio ativo utilizado para espantar mosquitos por alguns repelentes. Já quando é consumido, o citral ajuda o organismo a absorver melhor a vitamina A.

Além disso, algumas pessoas usam o capim santo como forma de combater os sintomas da depressão e estresses acumulados. O cataplasma da erva também ajuda pacientes a aliviarem os sintomas da artrite e dores musculares.

Quem tem feridas abertas pode também usar a erva como antisséptico, para manter-se livre das infecções, graças à sua ação antifúngica.

Veja também: A dieta dos chás 

Receita de chá de capim santo

Chá de capim santo promove benefícios que você talvez nem imaginava

Chá de capim santo é capaz de revigorar e estimular inúmeros benefícios à sua saúde (Foto: depositphotos)

Ingredientes:

  • 1 xícara de café das folhas da erva capim santo;
  • 1 litro de água.

Modo de fazer:

Coloque a água para ferver e assim que ela começar a evaporar, introduza as folhas do capim santo, baixe o fogo e deixe por 5 minutos. Depois desse tempo, deligue e tampa a panela.

Espere de 15 a 20 minutos para iniciar o consumo e faça isso até três vezes por dia. Essa bebida é contraindicada para grávidas e pode baixar a pressão.

Receita de brigadeiro de capim santo

Brigadeiro de capim santo é gostoso e benéfico

Já pensou em degustar um brigadeiro e ainda obter os benefícios de uma erva como o capim santo? Isso é possível (Foto: depositphotos)

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Meia xícara de folhas de capim-santo
  • 1 creme de leite de caixinha light
  • 3 colheres (sopa) de amêndoas torradas e trituradas
  • Amêndoas torradas em lascas para decorar
  • Folhas de capim-santo para decorar

Modo de fazer:

Bata o capim santo com um pouco de água (meia xícara pequena). Depois, coe e reserve. Em uma panela faça tudo como se fosse um brigadeiro normal (sem o chocolate, é claro).

Coloque o leite condensado e manteiga e mexa em fogo baixo. Em seguida, coloque o suco do capim santo e continue mexendo até que ele adquira uma consistência de brigadeiro mole.

Somente depois que desligar o fogo, coloque o creme de leite (pois o mesmo não pode ser fervido) e misture bem.

Por fim, coloque o creme dentro de potinhos, decore com as lascas de amêndoas e com o capim santo e leve à geladeira até dá a hora de servir para os convidados. Só lembrando que esse brigadeiro fica mais mole e não atinge o ponto para ser enrolado.

Veja mais!