Publicado por Agnes Rafaela
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O capim santo, também conhecido como capim-limão ou até mesmo capim-cidreira é uma planta do tipo herbáceo, da família das gramíneas, natural das regiões tropicais da Índia, na Ásia. Essa planta cresce numa moita de rebentos e se propaga por estolhos. O capim santo é muito aplicado na tradicional medicina indiana, chamada Ayurveda, pois ele apresenta uma série de benefícios além de ser saboroso.

Capim santo - Benefícios da planta e seu chá

Foto: Reprodução

O capim santo tem um aroma inconfundível e este pode ser identificado não somente nas plantações, mas também em potes de cosméticos e xícaras de chá. Ele evoca o aroma do limão, com um potencial mais elevado. Seus atributos medicinais foram comprovados cientificamente, mas atualmente, costuma ser principalmente usado como aromatizante para alimentos, bebidas e até mesmo produtos de higiene bucal.

O óleo essencial dessa planta é retirado através de um método denominado “arraste de vapor” onde nele as folhas são colocadas em recipientes e a partir daí recebem vapor d´água continuamente. O que acontece no processo é que o vapor ao passar pelas folhas leva consigo o óleo da planta, que será separado da água em processo de ebulição através da condensação.

Esse óleo retirado da planta é bastante utilizado em cosméticos, xampus, sabonetes, loções, entre outros. Podendo também ser de utilidade para a realização de massagens destinadas a aliviar dores reumáticas e tendinites ou até mesmo servir para o tratamento do problema conhecido como pé-de-atleta.

A planta possui diversos efeitos, dentre os quais podemos destacar: analgésico, antibacteriano, antiespasmódico, antitérmico, depurativo, digestivo, diurético, estimulante lácteo, expectorante e sedativo. Também pode agir amenizando a presença de acnes e sardas. E ainda pode repelir insetos e tratar de problemas como ansiedade e nervosismo.

Receita do chá desta planta

O chá de capim santo carrega todas as propriedades da planta, aprenda como fazê-lo abaixo.

Ingredientes:

  • Água fervente
  • 4 folhas frescas cortadas em pequenos pedaços

Modo de fazer:

  1. Colocar as folhas cortadas dentro de uma xícara de chá;
  2. Adicionar a água fervente;
  3. Tampar a xícara e esperar a temperatura ficar agradável para beber;
  4. Desse modo, só basta coar e estará pronto para consumo.

Indicações do chá de capim santo

Para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, é indicado o consumo desse chá de duas a três vezes ao dia. Para o combate à febre, tomar meia xícara de chá em intervalos pequenos, enquanto ainda não estiver contido. Cólicas estomacais e intestinais ou presença de gases e flatulência recomenda-se tomar até três xícaras ao dia.

O chá também pode ser usado em dietas de emagrecimento, isso devido ao fato da planta possuir função desintoxicante, nesse caso, pode-se incrementar à receita o uso do limão. Também é importante lembrar que por se tratar de uma dieta, a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas é fundamental.

Veja mais!