Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Uma das partes mais complicadas na dieta é escolher bem os elementos que vão compor o almoço, tendo em vista que determinados alimentos podem ser aliados do processo de emagrecimento ou na manutenção do peso.

Opções erradas e combinações desproporcionais podem colocar em risco a dieta. Portanto, é necessário conhecer os alimentos, suas propriedades e seus benefícios, para assim criar um cardápio semanal, tendo um cuidado para não repetir os pratos e diversificando os sabores.

Além disso, é importante consultar um nutricionista. Isto porque, cada organismo reage de uma maneira diferente e este profissional é capacitado para indicar quais são os melhores alimentos para cada biotipo e necessidade dos pacientes.

cardapio-recomendado-para-almocar-de-segunda-a-sexta-feira

Foto: depositphotos

Antes de conhecer um cardápio sugestivo que contempla os almoços de segunda à sexta-feira, entenda como alguns dos principais alimentos reagem no organismo humano.

Alimentos comuns e suas funções

O velho feijão com arroz, tão conhecido dos brasileiros, é a dobradinha mais saudável que existe em termos nutricionais. Isto porque, enquanto o feijão é rico em amido e proteínas, elementos aliados da dieta, o arroz completa o prato promovendo mais saciedade ao consumidor, além de possuir baixas quantidades de calorias.

Outros alimentos que facilitam o processo de emagrecimento são a lentilha, quinoa e o grão de bico. O primeiro item, por exemplo, é composto pelo trio estimulador de queima de gordura, isto é, a proteína, fibra e o amido.

Já no caso da quinoa, a saciedade é a grande reação deste alimento, pois é rica em proteínas que combatem o sentimento de fome. Por fim, mas não mesmo importante, tem-se o grão de bico, que é uma fonte quase que inesgotável de fibras.

Além destas, podem ser citados outros alimentos aliados da dieta como o brócolis, rico em fibra e pobre em calorias; o queijo cottage, magro e potencializador de queima de gordura; ovos, que se consumidos em quantidade moderada pode reduzir a sensação de fome; e até o salmão, fonte de proteína saciáveis e pobre em gordura.

Sugestão de cardápio para os dias úteis de semana

  • Segunda-feira: Salmão e brócolis assados, salada de folhas cruas com lentilha ou grão de bico acompanhado de pasta de queijo cottage;
  • Terça-feira: Arroz integral com feijão, frango cozido e uma salada de folhas cruas com tomate;
  • Quarta-feira: Massa integral sem glúten com molho de tomate caseiro, azeite e folhas de manjericão fresco. Se preferir adicione um atum grelhado, servido com salada de alface picada, nozes e vinagrete;
  • Quinta-feira: Carne assada com cebola, tomate e berinjela, uma porção quinoa e abobrinha refogada no azeite;
  • Sexta-feira: Omelete com cebola e pimentão vermelho, hambúrguer caseiro de soja e uma saladinha de folhas cruas.

Veja mais!