Publicado por Redação

Quem cozinha e ama colocar tempero na comida, sabe o sabor que a cebola roxa acrescenta ao paladar de diversas receitas. Mas além de melhorar o sabor dos alimentos, o vegetal também possui poderes medicinais.

A cebola roxa traz diversos benefícios para à saúde. E o ideal é consumi-la crua, pois o cozimento tira os nutrientes do alimento.

Benefícios da cebola roxa

Combate o câncer

Graças a grande quantidade de compostos de enxofre presentes na cebola roxa, o alimento pode impedir o crescimento das células cancerígenas e ainda destruir bactérias que atacam o sistema urinário.

Cebola roxa ajuda o coração e atua contra o câncer e hemorragia no nariz

Foto: Pixabay

Controla a diabetes

Consumir cebola roxa crua também é uma excelente forma de lidar com a diabetes, pois ela é capaz de controlar a glicose. Ela é naturalmente rica no mineral cromo, que ajuda a melhorar a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, ela é capaz de controlar a vontade de consumir doce, atua como uma insulina vegetal e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

Previne prisão de ventre

Quem sofre de problemas de prisão de ventre também pode usar o alimento como um grande aliado. O vegetal é rico em fibras e consumir apenas uma cebola roxa de tamanho médio garante à sua dieta 10% da ingestão recomendada de fibra diária.

Protege o coração

As cebolas roxas protegem o coração, prevenindo a coagulação indesejada de células de plaquetas no sangue, além de regular a pressão arterial.

Melhora a circulação

Ela também pode ser usada para melhorar o fluxo do sangue e normalizar o nível do colesterol, diminuindo o LDL, conhecido como o “colesterol ruim”.

Emagrece

E para quem deseja perder peso, a cebola roxa também pode ser usada para eliminar as gorduras indesejadas. O vegetal acelera o metabolismo e ajuda a reduzir as inflamações.

Antienvelhecimento

Com grandes quantidades de vitaminas A, C e E, a cebola roxa também tem um grande potencial antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

Veja mais!