Publicado por Redação

Conhecida por ser a comida preferida do Pernalonga, a cenoura é uma das queridinhas dentro do mundo das hortaliças já que ela pode ser consumida de várias maneiras (crua ou cozida) e de diversas formas (saladas, sopas e até mesmo deliciosos bolos).

Propriedades e benefícios

Um pouco mais calórica do que a maioria das hortaliças que consumimos no nosso dia-a-dia, a cenoura ainda assim possui um irrisório percentual de calorias, tendo apenas 50 calorias a cada 100 gramas. Além disso, ela também é uma boa fonte de minerais já que em sua composição são encontrados cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício, sódio, potássio e vitaminas A, B2, B3, C e K.

Cenoura: não sabe como escolher? Compre esse alimento sem errar

Foto: depositphotos

Como escolher cenoura

Evite as que estiverem quebradas ou com rachaduras. Verifique também se não estão machucadas ou se apresentam buracos na superfície. Procure primeiro pelas cenouras perfeitas, lisas e de cor laranja uniforme. Pequenas ruguinhas são normais.

Se a cenoura estiver inteirinha e bonita, veja então se ela não está mole. Se você conseguir entortá-la para o lado com facilidade, é melhor deixar para lá. O que você quer levar para casa são cenouras frescas e durinhas.

Outra coisa importante que se deve levar em consideração na hora de comprar cenoura, é que se ela ainda estiver com a rama, que é a parte folhosa, você também precisa observá-la. Veja se está firme, com as folhas frescas e nunca murchas, com cara de “mortinhas”. Quando chegar em casa, se não for utilizar as cenouras imediatamente, corte a parte folhosa (não corte parte da cenoura junto!) antes de armazenar na geladeira. É que ela retira os nutrientes e a umidade da raiz.

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