Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecida como Gotu Kola, a Centella Asiática é uma planta medicinal muito utilizada para fins estéticos. A planta, apesar de ser conhecida no leste europeu e em diversos países da América do Sul, é originária do Brasil e nasce em locais úmidos e sombreados. Por toda a planta existem propriedades medicinais, no entanto, a preferência para o preparo da infusão é das folhas. Pode ser usada para chá, óleo essencial ou consumida em forma de cápsulas.

Centella asiática - Propriedades e benefícios

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

O chá de centella asiática age no corpo combatendo a celulite, uma vez que melhora a microcirculação e elimina os líquidos e toxinas responsáveis por este mal. O chá ajuda ainda no emagrecimento devido ao potencial diurético e ainda possui substâncias anti-inflamatórias, sendo eficaz no alivio das dores de varizes. Suas propriedades aumentam a produção de colágeno, auxiliando no processo de cicatrização e dando mais firmeza à pele. Age como purificante do organismo, alivia contraturas musculares, melhora a memória, regenera a pele e outros tecidos orgânicos e é indicada para quem sofre problemas de circulação como as varizes e melhora a hipertensão venosa, sendo eficaz no tratamento das celulites e estrias.

O óleo da centella, extraído de suas folhas, possui cor verde, e é o extrato puro e concentrado. Pode ser usado em massagens relaxantes, anticelulites e aplicado na culinária.

Como preparar o chá?

Pra alcançar os objetivos citados anteriormente, é recomendado o consumo de no mínimo duas xícaras de chá por dia. Em um recipiente, coloque meio litro de água e uma colher de sopa da erva seca. Leve ao fogo e quando alcançar fervura, desligue. Tampe o recipiente e mantenha a mistura abafada por aproximadamente dez minutos. Espere amornar, coe e beba sem adoçar ou então adoçado com mel.

É possível notar, em quatro semanas, os resultados deste tratamento nas celulites. No entanto, nas primeiras duas semanas é comum ter a impressão de que ao invés de diminuírem, aumentaram, uma vez que neste período as células de gordura estão sendo liberadas.

Contraindicações e reações adversas

O chá desta erva não deve ser consumido por gestantes, mulheres em fase de amamentação e também por quem tem problemas estomacais diversos. A centella pode causar reações alérgicas em pessoas que tenham alergia a algum de seus componentes, por isso deve-se realizar um teste ingerindo apenas pequenas quantidades do chá. A centella deve ser usada como um complemento e aliada a uma dieta equilibrada e a uma rotina de atividades físicas.

Veja mais!