Publicado por Ana Ligia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O acapú é uma árvore tropical amazônica que tem sua madeira utilizada na medicina alternativa. Ela também é conhecida por cumandá ou acapurana. O chá feito a partir da da casca da planta pode trazer diversos benefícios e curas para o organismo.

A madeira da planta é muito disputada na indústria de construção civil e de móveis ornamentais, devido à sua consistência e durabilidade, além de ter uma belíssima cor, caracterizada por uma pigmentação pardo-avermelhado-escura e também por sua textura.

Benefícios e propriedades do Acapú

cha-da-casca-do-acapu-e-eficaz-anti-inflamatorio

Foto: Pixabay

Mas não é só para a indústria que a madeira do acapú serve. O chá da planta é feita a partir da decocção da casca de sua madeira. A bebida é ótima para tratar problemas inflamatórios, é cicatrizante e fortificante neuromuscular.

A decocção da planta é indicado para tratar problemas como diarreia, úlcera crônica e infecções, especialmente as no útero e ovário.

Alguns habitantes da Amazônia costumam usar a decocção da casca do Acapu também para tratar febres, principalmente as que são relacionadas à malária.

Já no Peru, ela é recomendada por fisioterapeutas para tratar as dores causadas pelo reumatismo e artrite. Os peruanos também a usam como uma espécie de tônico para mulheres que estão no pós-parto.

E os índios Witoto, na Colômbia, utilizam a casca da planta para tratar feridas.

Veja mais!