Publicado por Carol Oliveira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O abacaxi é conhecido por ser um símbolo para países com o clima tropical, como o Brasil. Rico em água, em fibras e em vitaminas A, B e C, é uma fruta que possui muitos benefícios, tais como ser diurético – combate a retenção de líquidos –, possui a bromelina – uma enzima que ajuda na digestão de alimentos, aliada ao alto teor de acidez –, combate a prisão de ventre, a artrite e o reumatismo, ajuda a limpar o sangue e uma fatia tem, aproximadamente, 52 calorias.

Chá de abacaxi

Foto: Reprodução

Contudo, muitas pessoas não sabem que existe o seu chá. Contendo também tantas propriedades quanto a fruta ou seu suco, além de ser pouco calórico, serve para desintoxicar, acalmar, diminuir a ansiedade, eliminar as toxinas, acelerar o metabolismo e como um termogênico – que queima gordura, fazendo a pessoa emagrecer –, o chá é feito até com as cascas do próprio abacaxi! E acredite se quiser: há mais propriedades na casca do que na parte suculenta da fruta.

Receita do chá de abacaxi

O que precisa?

Um litro e meio de água, meio abacaxi cortado em cubos, metade das cascas do abacaxi cortadas em pedaços pequenos e um sachê de chá preto.

Como fazer?

Lave as cascas e as ferva em um litro de água, por dez minutos. Depois de cozidas, você poderá descartá-las – o que deixará o chá mais fraco – ou batê-las no liquidificador – que deixará o chá mais forte e com mais propriedades nutritivas. Coe e, à parte, prepare o sachê de chá preto com 200ml de água quente, deixe os dois chás esfriarem e os misture. Depois, adicione os pedaços em cubo do abacaxi e deixe gelar. Ao beber, adicione adoçantes ao seu gosto: açúcar, canela ou hortelã.

Cuidados

Para aqueles que têm gastrite, ingerir com cuidado na quantidade. Por ser uma fruta ácida, pode causar danos ao estômago, intensificando o problema. Não consuma o chá enquanto ingere qualquer tipo de alimento.

Dicas:

  • Aliado a uma dieta balanceada, você pode perder até quatro quilos por mês. Tome o chá entre as refeições.
  • O chá é indicado para mulheres que acabaram de dar à luz, por eliminar o inchaço na barriga. Consulte o seu nutricionista, pois cada pessoa tem uma reação diferente ao ingeri-lo.

Veja mais!