Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O alecrim é um arbusto que cresce, preferencialmente, em solos calcários. Possui um aroma característico e é sempre verde, com folhas pequenas e finas. A parte inferior das folhas, no entanto, possui uma coloração verde-acinzentada e suas flores reúnem-se em espiguilhas, possuindo coloração azul ou esbranquiçada. A planta floresce durante todas as épocas do ano, e não exige cuidados especiais quando cultivada.

Pode ser usada para fins culinários e medicinais, mas também é usada em perfumaria. Além disso, sua flor é usada pelas abelhas para a produção de um mel de muita qualidade, sendo plantada em apiários para influenciar o sabor do mel.

Chá de alecrim - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Os benefícios

O chá da planta conhecida como alecrim, de nome científico rosmarinhos officinalis possui muitos benefícios para a saúde. É indicada como estimulante digestivo e do apetite, contra a azia, no tratamento de problemas de respiração e debilidade cardíaca, no combate ao cansaço físico e mental, hemorroidas, além de agir como antiespasmódico, cicatrizante, antidispéptico e anti-inflamatório. É muito usado também para combater a febre e a febre tifoide e possui propriedades carminativas, emenagogas, desinfetantes e aromáticas. Age também como relaxante muscular, fortalecedor dos músculos do coração, diminuição dos sintomas da TPM, alivio nos sintomas de gripe, tratamento de bronquite, dores de garganta, alívio de aftas, gengivites, estomatites, tendinites, dores articulares e lesões musculares.

Como preparar o chá de alecrim?

Para preparar o chá, use, para cada meio litro de água, uma xícara de café de folhas secas de alecrim. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo, aguardando alcançar fervura. Quando chegar nesse ponto, desligue o fogo e adicione as folhas dentro da panela, tampe e deixe repousar por um período de, aproximadamente 15 minutos. Passado esse período, coe e consuma. A dose indicada é de três a quatro xícaras ao dia.

Chá de alecrim para ansiedade

O chá de alecrim, quando combinado ao mel, pode ser útil no tratamento da ansiedade. Para isso, ferva uma xícara de água e coloque as folhas de alecrim, secas ou verdes. Tampe a mistura deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e adoce com o mel, e consuma uma ou duas vezes ao dia.

Contraindicações e advertências

O consumo é contraindicado para pessoas com gastroenterites e histórico de convulsões. Além disso, gestantes e mulheres em fase de lactação. Pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade ao alecrim, ou menores de 12 anos não devem consumir também. Quando usado em doses mais altas do que o indicado pode causar nefrite e distúrbios gastrointestinais.

Veja mais!