Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Seus cabelos parecem sempre sujos, pesados e oleosos. E isso acontece mesmo que você os tenha lavado há poucas horas. Saiba que não é culpa deles, e nem dos seus hábitos de higiene. As verdadeiras vilãs dessa história são as glândulas sebáceas, que se localizam logo abaixo da superfície da pele. Elas secretam sebo, uma mistura de ácidos graxos responsável por proteger o couro cabeludo.

No entanto, as glândulas sebáceas de algumas pessoas são extremamente produtivas – tanto, que em alguns casos, cada fio do cabelo fica coberto com essa secreção oleosa. Os principais fatores que contribuem para esse problema são o estresse elevado, hormônios, dietas inadequadas ou predisposição genética. O uso de pílulas anticoncepcionais, que contêm principalmente androgênio (um hormônio masculino), também contribui para esse problema.

Cuidando dos cabelos

Você deve lavar seus cabelos todos os dias, duas vezes cada vez que tomar banho. Ensaboe, e deixe o xampu agir por alguns minutos antes de enxaguar. Procure utilizar produtos de limpeza profunda. Se preferir, mesmo que não possua caspas, os xampus anticaspas possuem na sua fórmula ativos que tendem a secar até mesmo os cabelos mais oleosos.

Chá de alecrim e limonada para equilibrar cabelos oleosos

Foto: Pixabay

Chá de alecrim

Alguns enxágues caseiros servem também para reduzir essa oleosidade. Esse é o caso do chá de alecrim forte. Extremamente aromática, essa erva contém óleos essenciais que ajudam a controlar a produção excessiva do sebo no couro cabeludo. Procure preparar uma infusão com uma xícara de água fervente e duas colheres (sopa) de alecrim desidratado. Aguarde em média 20 minutos, coe, espere esfriar, e então, guarde em um frasco de xampu vazio. Depois de cada lavagem, espalhe o chá nos cabelos. Não é necessário enxaguar, caso goste do perfume do alecrim.

Limonada

Misture o sumo de dois limões em duas xícaras de água destilada, e depois guarde em um frasco de xampu vazio. Depois do banho, seque os cabelos e aplique a limonada no couro cabeludo. Permita que o ácido do limão atue sob seus cabelos por cinco minutos, e então lave com água fria. Mas tenha muita atenção e cuidado, pois os respingos de limão na pele podem causar queimaduras graves se houver exposição ao sol.

Quando devo procurar um médico?

Se esse problema de oleosidade for grave, ao ponto de interferir na sua autoestima e aparência, é bom que você tente resolvê-lo. Caso as dicas naturais não funcionem, aconselha-se que procure um médico dermatologista, que lhe indicará xampus especiais ou até mesmo remédios, em alguns casos.

Veja mais!