Publicado por Beatriz Helena Cano
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A planta conhecida como amor-perfeito tem utilidade medicinal e também serve para enfeitar a casa. De nome científico Viola tricolor, é também conhecida pelos seguintes nomes populares: amor-perfeito-bastardo, amor-perfeito-bravo, erva-da-trindade ou violeta do campo.

Planta amor-perfeito

Foto: Reprodução

Sua família é as das Herbáceas, plantas que podem chegar a até 12 cm. Porém suas folhas podem alcançar até 40 cm. Já o nome tem origem pelo formato das pétalas, que lembram corações.

Por ser considerada uma planta de consumo popular, é normal encontrar pessoas que cultivam a espécie no jardim da casa. Porém, para que ela floresça, alguns cuidados especiais devem ser tomados, como o cuidado com o sol no verão, a frequência das regadas e a época correta de adubagem.

Curiosidades!

Com uso comum na Idade Média, principalmente em poções do amor, acreditava-se que o formato de suas pétalas traria amor para quem bebesse a mistura. E tem mais: como é comum que elas floresceram somente no verão, a ideia é ainda mais reforçada, já que esta e a estação do amor. A cor das flores pode variar – desde roxos até amarelo ou branco.

Benefícios e propriedades do amor-perfeito

É possível fazer uma pomada com essa planta, pois ela ajuda na cicatrização de cortes profundos devido as suas propriedades fungicidas e bactericidas que evitam as marcas na pele. Mas a planta também pode ser usada para tratar os mais diferentes tipos de micoses e infecções na pele, através de compressas.

Rica em vitamina C, a planta é ótima para combater a gripe podendo ser consumida como um xarope expectorante natural. Seu consumo ainda ajuda a melhorar o sistema imunológico prevenindo doenças mais graves. Além disso, o amor-perfeito melhora a circulação sanguínea mantendo o coração sempre saudável.

O extrato da flor pode ser encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Evite comprar de floriculturas, pois essas são próprias para enfeitar a casa.

Contraindicações

Não tome o chá em grandes quantidades, pois a planta tem propriedades diuréticas e laxantes muito fortes. Além de desencadear problemas de enxaqueca, portanto, quem já tem pré-disposição, deve evitar o seu consumo.

Como fazer chá de amor-perfeito

Encha uma chaleira com 1 litro de água e espere esquentar. Coloque 6 colheres de sopa de folhas secas e deixe até ferver. Coe e adoce com açúcar e mel a gosto.

Veja mais!