Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O chá de bugre, muito conhecido também como chá de porangaba, é um aliado forte na luta contra o excesso de peso, pois além de ser diurético é também inibidor de apetite. Ajudando você a dar um basta nos lanchinhos fora de hora. Mas por funcionar também como estimulante é preciso ter cuidado na hora de consumir e não abusar da quantidade.

Chá de bugre - Benefícios e receita

Foto: Reprodução

O que é o bugre?

Cafezinho-do-mato, Porangaba, Chá de Frade, Claraiba, etc. São muitos os nomes pelos quais o chá de bugre é conhecido. A árvore, de nome científico Cordia Salicifolia, é originária do Brasil e pode chegar a 12 metros de altura, quando atinge a maturidade. Do Nordeste ao Sul do Brasil a árvore é encontrada, mas é possível localizá-la em países vizinhos de clima parecido com o Brasil, como é o caso da Argentina e do Paraguai. O chá de bugre é feito com as folhas da árvore, mas dos frutos, que parecem grãos de café, é possível fazer uma bebida que lembra muito o café.

Conheça seus benefícios

São as propriedades que ajudam no emagrecimento as mais conhecidas do chá de bugre, mas essas não são as únicas vantagens de se tomar a infusão com frequência (mais pra frente trataremos de seus outros benefícios). Para as pessoas que buscam a perda de peso o chá surge como um grande aliado. Ele provoca a sensação de saciedade prolongada, ajudando você a parar com os lanchinhos fora de hora, que são sempre um problema. O chá de bugre também é diurético, elimina gorduras abdominais profundas e toxinas acumuladas no corpo, sendo indicado também para pessoas com celulite.

O chá é indicado nos tratamentos contra gastrite, úlcera, herpes tipo 1, mau hálito, reumatismo, febre e tosse. Substâncias cicatrizantes e estimulantes também são encontradas no chá, que é contraindicado para pessoas que sofram com insônia, ansiedade, hipertensão e problemas cardíacos.

Beba o chá

O chá de bugre se faz de maneira comum, mas é importante que seja respeitado o tempo de descanso antes de beber. Para fazer um litro de chá:

  1. Em uma panela coloque um litro de água e duas colheres de sopa de folhas secas de bugre;
  2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que levantar fervura;
  3. Tampe a panela e mantenha o chá em repouso por dez minutos antes de coar e beber.

Para sentir os efeitos benéficos do chá é necessário consumir no mínimo duas xícaras de chá por dia.

Veja mais!