Publicado por Redação

A canela é uma especiaria muito cobiçada. Além de saborosa, ela é muito eficiente para combater diversos males do nosso organismo. Isso tudo graças aos seus princípios ativos, que são: óleos essenciais cynamaadeido, tenois, temperos, eugenol, ácido trans-cinamico, hidroxicinamaldeido, o-metoxicinamaldeido, álcool cinamil e seus acetatos, limoneno, a-terpineol, taninos, mucilagem, procianidinas oligomérica e cumarina. Conheça agora as principais verdades e mentiras relacionados ao chá de canela.

Chá de canela: Confira mitos e verdades sobre bebida

Foto: depositphotos

A canela ajuda a aumentar o fluxo menstrual

Verdade. Os princípios ativos da canela são altamente recomendados para mulheres com problemas na menstruação. Isso porque ela possui propriedades vasodilatadoras que ajudam o fluxo sanguíneo e diminuem a pressão arterial.

O chá de canela é abortivo.

Mentira. Por conta dessa capacidade de dilatar os vasos, algumas pessoas atribuem ao chá a possibilidade de aborto. Entretanto, isso é um grande mito. A canela auxilia inclusive na melhor circulação do corpo.

Canela é boa para quem tem diabetes

Verdade. A canela tem a capacidade de diminuir o açúcar no sangue. A canela estimula a produção de insulina e retarda o esvaziamento rápido do estômago que, quando acontece, aumenta o nível do açúcar no sangue.

O chá de canela ajuda a diminuir o colesterol

Verdade. A canela possui antioxidantes que eliminam a gordura que forma o colesterol ruim no nosso organismo. Por isso, médicos especialistas recomendam o consumo da canela, sempre que possível.

A canela em pau é mais eficiente

Mentira. Tanto a canela em pó, como em pau, é eficiente contra diversos tipos de doenças. A canela é adstringente, estimulante, vasodilatadora e digestiva. Essas propriedades lhe conferem a eficácia de combater a pressão alta, o cansaço, problemas digestivos.

A canela é uma aliada contra a gripe e resfriados.

Verdade. Ela é recomendada no combate de tosses, resfriados, gripes, dores e gases abdominais e aliviar os problemas relacionados ao reumatismo e menopausa.

Canela ajuda a emagrecer.

Verdade. Por conta da sua ação termogênica, a especiaria aquece o corpo e faz com que o mesmo queime mais calorias do que o necessário. Além disso, ela melhora a circulação sanguínea, sendo uma aliada no combate à retenção de líquidos, o que aumenta ainda mais o peso na balança.

Chá de canela é melhor do que o extrato.

Mentira. O extrato é uma versão mais concentrada da canela, já o chá é algo mais leve, que pode ser feito em casa. Ambos os casos são eficientes ao que se propõem, com a diferença que um precisa de menor quantidade para fazer efeito do que o outro.

Veja mais!